12 DE MARÇO, LUTE POR BIBLIOTECAS


As comemorações em torno do Dia do Bibliotecário no Brasil acontecem anualmente no dia 12 de março, momento em que eclode nas redes sociais um  mundo de apaixonados pela profissão. 

Particularmente não gosto do termo masculino (dia do bibliotecário), pois é uma área que concentra muitas trabalhadoras e creio ser um tempo em que se faz necessário repensar expressões patriarcais.

A data presta homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional. Preferia que fosse DIA DA BIBLIOTECONOMIA, termo muito mais inclusivo. 


O desenho que abre esse post objetiva lembrar aos colegas que precisamos além de comemorar, lutar pela manutenção de bibliotecas, infelizmente esses espaços recebem do poder público pouco ou quase nenhuma atenção, consequentemente gerando perdas para populações que desconhecem benefícios inerentes às bibliotecas: cultural, leitura, informação. 

Deixo aqui, informações sobre duas lutas que estão em pauta:

Petição pela reabertura da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, em Natal, no estado do Rio Grande do Norte, apenas 353 pessoas haviam assinado essa petição até o dia 11 de março de 2019. Pouco, não é?




Outra petição que merece todo apoio refere-se a luta pela NÃO desativação da Biblioteca na Praça da Estação em São Leopoldo, em Minas Gerais.  Eu creio que se cada bibliotecária e bibliotecário dispor de alguns minutos para contribuir poderemos favorecer com que iniciativas como essas saiam fortalecidas. É muito duro estar sozinho numa luta.   


Faltam 426 assinaturas para essa petição atingir sua meta. Você pode ajudar?

....

Complementando esse quadro de descaso no campo das bibliotecas no Brasil não poderia deixar de expressar a tristeza por não ver nenhuma mobilização em Manaus em prol da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista.  Deixo aqui a foto desse espaço abandonado.


É isso, apesar de tudo desejo a todos FELIZ DIA, mas com a proposta de que para os outros anos além das comemorações talvez possamos transformar esse dia, em um dia de luta!!!


Ilustração: Soraia Magalhães

Comentários