O ALIENÍGENA: SEBO EM MANAUS

O Alienígena é uma loja de livros novos e usados, das mais bacanas que conheci em Manaus. Localizada no centro da cidade, apresenta visual alegre, bem equipado e repleto de raridades. A imagem que abre esse post trás a vitrine da loja com o seu proprietário, o escritor e teatrólogo Jorge Bandeira.

Os apaixonados por livros da minha idade (e até outros mais jovens) provavelmente devem se lembrar do Arqueólogo, sebo dos mais famosos e apaixonantes que existiu em Manaus. Eu escrevi sobre ele quando fechou suas portas em 2012, um texto carregado de saudade.

A verdade é que a cidade não ficou órfã de iniciativas individuais no campo do livro naquele período, pois logo O Alienígena passou a ocupar terreno com ações envolvendo festivais e atividades culturais que extrapolavam o ambiente da loja.

O espaço físico é pequeno, porém muito bem organizado. Chama atenção as divertidas figuras verdes, extraterrestres distribuídas por diversos cantos da loja.

Que tipo de material é possível encontrar por ali? Vi que há livros especializados em Teatro, Cinema, Literatura, Quadrinhos, Música, Anarquia, Poesia e mais...Há também instrumentos musicais, CD's, DVD's, vinis, cartazes, etc.

Todos os cantinhos estão cheios de memórias e materiais, mas senti falta de uma mesa com cadeiras pra desfrutar do ambiente como se fosse em uma boa biblioteca.

O mercado do livros de segunda mão em Manaus está crescendo, atualmente se pode encontrar muitos bons títulos nas pequenas lojas da Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia) com preços muito acessíveis. A praça fica bem pertinho de O Alienígena, só atravessar a rua...

Quando fui ali, estava buscando um título específico, mas por indicação do Jorge acabei descobrindo Solimões - Imagens e Memórias de Uma Viagem,  livro de Otoni Mesquita, Lúcia Rocha Ferreira e Sínval Gonçalves que trata sobre bonita viagem exploratória pelo Amazonas ocorrida em 1998 ...combinou perfeitamente com a viagem e trabalho de pesquisa que havia acabado de realizar. Coincidentemente Jorge Bandeira foi um dos integrantes da expedição da qual trata o livro.

Foi um prazer encontrar o Jorge Bandeira. Nos havíamos conhecido durante as lutas pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, quando ele participou do Biblioteca na Rua, uma das várias ações que realizamos naquele ano.

Jorge teve participação marcante pois lançou seu livro A Caçada do Snark com performance teatral na qual junto com dois jovens que representavam uma mesa e uma cadeira protestaram pelo fato de não termos acesso ao espaço da Biblioteca Pública para leitura, ações culturais e até mesmo para lançamentos de livros.

Fico muito satisfeita por fazer o registro dessa experiência em minha Manaus. Espero contribuir para que outros conheçam e valorizem cada vez mais esse mercado que é tão necessário para a preservação e difusão da publicação impressa em nossas cidades.

O Alienígena está localizado na Rua Lima Bacuri, 64, Centro.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon