LINDA LIVRARIA: ASPUDDEN BOKHANDEL - ESTOCOLMO

As imagens desse post destacam uma bonita livraria localizada em Estocolmo chamada "Aspuddens Bokhandel", o espaço, conforme pode ser visto se apresenta cheio de jovialidade em meio a cores e detalhes inspiradores, bem como pelo bom atendimento prestado.

Aspuddens Bokhandel se auto define como uma livraria independente que dispõe de espaço para café e para realização de atividades culturais:
Também organizamos workshops, reuniões com autores e exibição de filmes. A ambição da livraria é criar uma plataforma literária e cultural com fortes laços locais. Aspuddens livraria muitas vezes organiza diferentes atividades como conversas com escritores e painéis de discussão. Pré-venda para estes é aconselhável, e os bilhetes são sempre vendidos nas livrarias.
O espaço ao mesmo tempo que parece ser intimista é aberto e multicultural. Um ambiente aonde é possível se sentir confortável e próximo de arte e cultura e ao mesmo tempo ter acessível uma xícara de café e outras comidas gostosas.

Um dos elementos que adorei na decoração foi o balcão de atendimento todo formado com livros em tamanhos idênticos, que encaixados criam uma impressão de tijolos.

Os designers de capa dos livros na Suécia são geralmente primorosos e a intensidade das cores e desenhos fazem com que as bibliotecas e livrarias se mostrem ainda mais vivas e alegres.

Visitei o ambiente no horário das 11 horas, haviam poucos clientes, mas era o momento propício para fazer as fotografias. A livraria oferece aconchego para quem quer usar seu computador ou outro mecanismo tecnológico.

Aspuddens Bokhandel é um sonho de livraria, o ambiente que eu mesma adoraria possuir. Em Estocolmo tenho visto algumas livrarias bonitas como por exemplo Söderbokhandeln, que tem longa trajetória, pois abriu suas portas em 1927 e claro, difere bastante desta que inspira toda a juventude de uma outra proposta de livraria.

Gostei muito de conhecer esse espaço e também gostei do atendimento das pessoas que ali trabalham. Naquele momento falamos com a jovem Siri Myke que foi absolutamente simpática e até posou comigo na imagem acima.

* A livraria está localizada a menos de uma quadra da Biblioteca Pública de Aspudden, que por sinal já apresentei neste blog.

Fotos: Peter Janzon