ARQUITETURA E DESIGNER: BIBLIOTECA DO ArkDes: ESTOCOLMO

As imagens aqui contidas, referem-se à Biblioteca do Centro Sueco de Arquitetura e Desenho (que em tempos idos já foi conhecido como Museu de Arquitetura, Arkitekturmuseet). O post destaca tão somente o espaço da biblioteca, considerada uma das mais bonitas de Estocolmo.

Quem acompanha o meu trabalho no Caçadores de Bibliotecas, sabe que já visitei bibliotecas belíssimas na Suécia, contudo, diferente de muitas apresentadas, posso assegurar que a Biblioteca do ArkDes, do ponto de vista das bibliotecas especializadas é uma das mais bonitas e harmoniosas que conheci.

A página da Biblioteca na Internet, deixa claro o orgulho das pessoas que trabalham e atuam neste ambiente. Algumas frases destacam algo como:
Nossa biblioteca possui não apenas livros. É também um dos mais belos espaços decorados por Josef Frank e Erik Chambert.

O edifício da Biblioteca foi projetado pelo arquiteto espanhol Rafael Moneo que teve seu trabalho agraciado pelo Kasper Award Salin em 1998, o prêmio, com periodicidade anual é considerado a mais alta condecoração concedida pela Associação Sueca de Arquitetos.

Os suecos costumam dar grande valor a integração dos ambientes e no caso da Biblioteca do ArkDes, alguns dos destaques são as áreas envidraçadas que permitem uma relação de proximidade com o espaço exterior.

A Biblioteca possui um belo mezanino onde parte do acervo está armazenado. No conjunto, a decoração é leve em cor, iluminação, mobiliário e um dado significativo é que o ambiente permanece inalterado desde a sua abertura que aconteceu em 1997.

É uma biblioteca especializada em Arquitetura e Designer que nos faz sentir a sensação de estar em casa, ou em equilíbrio. O ambiente é acolhedor também na forma como se apresenta, por exemplo gostei especialmente de outra frase contida em seu site que orgulhosamente destaca:
À procura de livros sobre arquitetura e planejamento urbano? Ou você quer estudar em paz e sossego? Em ArkDes biblioteca não importa se você é um pesquisador ou estudante. Todos são bem vindos.
E até mesmo o público infantil encontrará espaço nesse ambiente. Há ali alguns títulos infantis e o mais bacana: um balde com peças para montar estruturas que podem instigar a pensar o ambiente urbano e arquitetônico...

A Biblioteca trás em grande maioria do mobiliário materiais assinados por SandellSandberg, um dos grandes escritórios de arquitetura do país.

Eu não poderia encerrar esse post sem deixar de destacar o belíssimo tapete que  adorna uma das áreas mais bonitas da Biblioteca. O lugar pode servir como espaço para reunião ou mesmo para recepção, com seus confortáveis assentos (é realmente uma beleza).

Um dos aspectos que considero fundamental em uma biblioteca, seja ela pública, escolar especializada ou qualquer outra tipologia é o atendimento prestado por profissionais de referência. A simpatia e a atenção são absolutamente essenciais para marcar um espaço. Por isso, agradeço a atenção da Bibliotecária Astrid Evasdotter Smith que fez com que a nossa estada nesse ambiente fosse por demais proveitosa.

ArkDes está localizado na ilha de Skeppsholmen, uma região muito bonita de Estocolmo, alardeada inclusive por outros espaços museológicos que valem muito a pena conhecer.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon