OEIRAS DO PARÁ E SUA BIBLIOTECA PÚBLICA


Praça da cidade de Oeiras do Pará
Em março de 2013 visitei a Biblioteca Arthur Viana, em Belém do Pará e tive a oportunidade de conversar com vários colegas bibliotecários que entre outras coisas contaram do esforço que tem empreendido para fazer com que todos os municípios do estado possuam uma biblioteca pública.

Infelizmente não tive tempo ainda destacar maiores dados aqui sobre o agradável encontro que aconteceu especialmente com os bibliotecários responsáveis pelo Sistema Estadual de Bibliotecas do Pará, que afirmaram que o estado praticamente já possuía em todos seus municípios, uma biblioteca pública.

Contudo, apesar de informações sobre esses dados positivos, essa postagem tem por objetivo alertar sobre o fato de que o município de Oeiras do Pará merece atenção nesse sentido, tendo em vista não possuir sua biblioteca pública. Tive conhecimento sobre o caso por meio de vários moradores da cidade e até mesmo do Senhor Prefeito Ely Marcos Rodrigues Batista.

Casa em que funcionava a biblioteca e que vem sendo usada por um ex-vereador
                  
Conforme foi apontado, no local em que havia sido instalada a biblioteca, um ex-vereador se apossou do imóvel deixando a cidade sem dispor desse benefício. De acordo com o Prefeito Ely Batista, sua administração tem por objetivo reaver o espaço. 


De acordo com os moradores, essa casa também já abrigou a biblioteca da cidade.
                                     
Oeiras do Pará é uma pequena cidade que faz parte da região do Marajó. Possui população estimada em cerca de 30 mil habitantes, contudo mais da metade vive na zona rural. Para chegar a cidade, é preciso tomar um barco que sai do porto de Belém por volta das 18 horas da tarde e assim viajar por toda a noite para chegar a localidade as 5 horas da manhã. As distâncias na Amazônia são incríveis...

Espero que em breve saibamos das providências tomadas pela Prefeitura de Oeiras do Pará para a resolução do caso. No dia em que tomei conhecimento sobre o assunto, o Brasil estava nas ruas reivindicando mudanças e dizendo não a corrupção do país...Tomara que se faça justiça também em pequenas cidades como essa.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Infelizmente, o senhor prefeito Ely Marcos Rodrigues Batista não consegue sequer explicar por que não temos merenda nas escolas, o transporte escolar está parado há quase um mês por falta de pagamento, a polícia apreendeu dois carros roubados na casa dele, e muitas coisas mais...
    “No dia em que tomei conhecimento sobre o assunto, o Brasil estava nas ruas reivindicando mudanças e dizendo não a corrupção do país... Tomara que se faça justiça também em pequenas cidades como essa.”
    Vereador Afrânio Andrade

    ResponderExcluir

Postar um comentário