ADVOCACY: EU AMO BIBLIOTECA EU QUERO

Há vários meses, temos visto manifestações em prol das bibliotecas públicas brasileiras, fator que corresponde a um ganho de representatividade na luta por essa instituição que deveria ser olhada de forma mais responsável pelos gestores públicos.

Entre várias manifestações, surgiu o Advocacy, grupo criado e liderado por Adriana Ferrari, que ao longo de meses esteve envolvido na preparação de uma bonita campanha.

Recebi o convite para fazer parte do grupo e claro aceitei, contudo pouco pude contribuir pois morando, na época em Manaus não era possível participar das reuniões. Agora contudo, chegou a minha vez de ajudar a difundir a proposta, que foi criada em meio a discussões (que acompanhei por email) e a criação da imagem visual da campanha que favorecerá a produção de cartazes, camisas e banners...

O lançamento aconteceu em Florianópolis durante o XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD, no período de 7 a 10 de julho de 2013.

Para conhecimento e disseminação, segue abaixo a logo e o texto padrão de divulgação da campanha.

MOVIMENTO:
Eu Amo Biblioteca, Eu Quero.

O movimento foi criado para mobilizar a sociedade e mostrar que as bibliotecas não são apenas um espaço para guardar livros. As bibliotecas devem ser espaços convidativos e, além de incentivar a leitura, precisam oferecer uma agenda cultural variada com música, cinema, dança, arte, cursos, palestras, oficinas. Elas devem possuir acervos atualizados, acesso à internet, jogos, brinquedos e também contar com uma equipe especializada para atender a comunidade. Além disso, as bibliotecas devem prestar serviços diversos que promovam a inclusão e contribuam com a formação cidadã, como, por exemplo, auxiliar na elaboração de currículo, prestar informações sobre programas sociais que sua cidade e seu estado dispõem, ensinar a navegar na internet e muito mais.

Exija bibliotecas de qualidade. Você tem direito!

Participe. Ajude a difundir essa ideia a partir do seu local de atuação imprimindo o material de divulgação disponível em:

Vamos juntos construir essa história de amor!!!