Saudade de escrever sobre museus, saudade também dos museus maravilhosos da Suécia. Por esse motivo, escrevo sobre um dos mais interessantes que visitei em Estocolmo que se chama Junibacken.
O nome em português não diz muito, porém é um tributo a literatura infantil sueca, com especial atenção à obra de Astrid Lindgren, uma das mais famosas escritoras de livros infantis desse país, com livros traduzidos para mais de 60 idiomas.
O lugar é belíssimo, está situado na Ilha de Djurgården alardeado por belos parques e outros museus maravilhosos como o Vasa Museu e Skansen, este último considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Contudo este post concentra atenção a Junibacken, lugar que atrai adultos e crianças para um espaço que envolve encantamento e diversão sendo a principal atração Pippi Långstrump, que em português é a personagem conhecida como Píppi Meialonga.
Píppi é uma menina muito inteligente e forte (ela consegue até carregar um cavalo). Possui um espírito livre, mora sozinha em uma casa muito engraçada e possui um tesouro de moedas de ouro dos tempos em que viajava de navio com seu pai pelos mares.
A parte que mais amei do museu acontece no interior de um pequeno trem que percorre cenários criados dos livros de histórias suecas reproduzidas a partir de maquetes que apresentam som, iluminação e efeitos especiais (ver as imagens abaixo). As histórias são narradas em sueco, inglês e espanhol (se pode escolher o idioma preferido). Nesse momento é possível entrar totalmente nas narrativas literárias do mundo sueco para crianças. Algo surpreendente.
Entrar na casa de Píppi também é mágico e por isso recomendo a leitura prévia de uma das aventuras dessa menina...sua casa, seu cavalo, todas as suas coisas criam um mundo de encantamento e sonho. Quando lá estive, aconteceu uma ação teatral muito interativa. Os atores cantavam em sueco cantigas que contagiavam adultos e crianças...todos participavam.
O local possui também uma grande loja de souvenirs onde se pode adquirir livros e muitos outros objetos relacionados a Pippi Långstrump. Há um espaço para café e do lado de fora uma estátua da escritora Astrid Lindgren por quem senti a maior admiração.
Soube que as aventuras de Pippi Långstrump são indicadas para crianças de 7 as 70 anos. Então para você que ainda tem espirito de criança, fica registrada a sugestão!
Fotos: Peter Janzon
2 comentários
Clique aqui para comentáriosPost maravilhosa sobre uma cultura tão distante da nossa! Beijos e continue com este blog nota 10!
ResponderObrigada Dri! Esse é um dos museus que mais gostei na Suécia, havia acabado de ler o livro Píppi Meialonga e estava encantada por essa menina tão livre e valente. O museu é um espaço muito bem pensado para adultos e crianças! Ahhh, eu fico muito feliz por gostar do Caçadores de Bibliotecas! Grande beijo!
ResponderConversãoConversão EmoticonEmoticon