JUNIBACKEN - MUSEU PARA CRIANÇAS NA SUÉCIA

Saudade de escrever sobre museus, saudade também dos museus maravilhosos da Suécia. Por esse motivo, escrevo sobre um dos mais interessantes que visitei em Estocolmo que se chama Junibacken.

O nome em português não diz muito, porém é um tributo a literatura infantil sueca, com especial atenção à obra de Astrid Lindgren, uma das mais famosas escritoras de livros infantis desse país, com livros traduzidos para mais de 60 idiomas.

O lugar é belíssimo, está situado na Ilha de Djurgården alardeado por belos parques e outros museus maravilhosos como o Vasa Museu e Skansen, este último considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

Contudo este post concentra atenção a Junibacken, lugar que atrai adultos e crianças para um espaço que envolve encantamento e diversão sendo a principal atração Pippi Långstrump, que em português é a personagem conhecida como Píppi Meialonga.

Píppi é uma menina muito inteligente e forte (ela consegue até carregar um cavalo). Possui um espírito livre, mora sozinha em uma casa muito engraçada e possui um tesouro de moedas de ouro dos tempos em que viajava de navio com seu pai pelos mares.

A parte que mais amei do museu acontece no interior de um pequeno trem que percorre cenários criados dos livros de histórias suecas reproduzidas a partir de maquetes que apresentam som, iluminação e efeitos especiais (ver as imagens abaixo). As histórias são narradas em sueco, inglês e espanhol (se pode escolher o idioma preferido). Nesse momento é possível entrar totalmente nas narrativas literárias do mundo sueco para crianças. Algo surpreendente.

Entrar na casa de Píppi também é mágico e por isso recomendo a leitura prévia de uma das aventuras dessa menina...sua casa, seu cavalo, todas as suas coisas criam um mundo de encantamento e sonho. Quando lá estive, aconteceu uma ação teatral muito interativa. Os atores cantavam em sueco cantigas que contagiavam adultos e crianças...todos participavam.

O local possui também uma grande loja de souvenirs onde se pode adquirir livros e muitos outros objetos relacionados a Pippi Långstrump. Há um espaço para café e do lado de fora uma estátua da escritora Astrid Lindgren por quem senti a maior admiração.

Soube que as aventuras de Pippi Långstrump são indicadas para crianças de 7 as 70 anos. Então para você que ainda tem espirito de criança, fica registrada a sugestão!

Fotos: Peter Janzon