AS VOZES DAS CRIANÇAS À SOMBRA DA PALMEIRA DE URUCURI - 5 MESES DEPOIS...


Com o objetivo de descansar nos dias que se seguiram ao carnaval, após o desfile na Escola Reino Unido, bem como realizar pesquisa sobre os equipamentos culturais do Amazonas, visitei no dia 11 de fevereiro de 2013, o município de Urucurituba e tendo ficado por lá até o dia 17, tive bastante tempo para conhecer várias nuances da cidade.


O município possui uma biblioteca pública contudo sobre as condições de funcionamento farei um post a parte. Nesse momento destaco uma ação que me surpreendeu bastante, não apenas por que a ideia é linda e louvável, mas pelo abandono em que a encontrei.



Consiste no projeto "As vozes das crianças à sombra da palmeira de Urucuri", idealizado pela mestranda em Educação e Ensino de Ciência da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professora Silvia Lima.


Soube que em comemoração ao Dia da Árvore, no dia 21 de setembro de 2012, cerca de 200 estudantes da rede pública da Escola Estadual Professor Armando Kettle plantaram numa das principais avenidas da cidade, 100 mudas da palmeira Urucuri (Atallea phalerata), que correspondem a planta que tem relação com o nome da cidade.


De acordo com informação extraída da Wikipédia "Urucurituba é vocábulo indígena que significa palmeiral, "lugar onde há muitas palmeiras". Do tupi urucuri: um das muitas variedades de palmeiras do Brasil; e tyba: grande quantidade, abundância."

As plantinhas receberam identificação por meio de uma placa com o nome da criança que a plantou. Um dos objetivos era fazer com que as crianças despertassem o interesse para o aprendizado das ciências por meio da preservação do meio ambiente e também ao plantar a palmeira Urucuri, resgatar a história da espécie que deu origem ao nome da cidade.




A mobilização recebeu o apoio da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, bem como da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas - Fapeam, da Universidade Estadual do Amazonas e da Prefeitura de Urucurituba.

Se escrevo e posto essas imagens e esse pequeno texto é por acreditar que esse trabalho tem um valor enorme e quem sabe pode ser expandido para outros municípios visando auxiliar ações de conscientização ambiental. Mas é preciso um trabalho de acompanhamento sério que envolva além da escola, país, crianças e toda a comunidade.

Infelizmente a realidade atual é triste. Muitas das mudas, plantadas em apenas cinco meses, já foram perdidas. Há lixo, placas quebradas e plantas arrancadas em vários trechos da avenida. Uma lástima.




Seria ideal que cada criança passasse todos os dias para cuidar da sua plantinha. Que fossem orientadas a  crescer com elas...isso seria um belíssimo exercício de cidadania e conscientização da preservação da natureza...

Que exemplo daria a Escola Estadual Professor Armando Kettle se conseguisse mobilizar esse feito!

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Soraia! Sou grata por essa matéria. Acredito que ganhei mais uma parceira para me ajudar nesta luta, que não tem sido fácil! Infelizmente o vandalismo existe em todos os lugares e em Urucurituba não é diferente da realidade que vivemos no Brasil. Assim como temos pessoas para nos ajudar, temos para destruir.
    O projeto é lindo!
    Nesta minha luta incansável juntamente com a Escola Estadual Profº. Amando Kettle, já fizemos caminhada com distribuição de folders, visitas nas casas dos moradores da rua, reunião com os pais, exposição do projeto com a comunidade na busca de sensibilizarmos em relação às questões ambientais, sociais, culturais e educacionais de nosso município. Temos acompanhado direto com as crianças o crescimento destas palmeiras e temos observado que com forte verão dos meses de setembro e outubro perdemos 9 mudas. Mas que hoje totalizam 12 que precisam ser repostas.
    Recentemente nos dias 19, 20, 21, 22, 23 e 24 de janeiro de 2013, desenvolvemos várias atividades com as crianças no percurso de toda a Avenida. E foi triste ver algumas grades e placas quebradas e algumas mudas arrancadas. A população tem ajudado bastante molhando as mudas, denunciando os vândalos. As crianças fazem visitas em suas plantas, mas infelizmente não temos como acompanhar durante a madrugada o que acontece nas ruas.
    Entramos em contato com a nova administração do Município de Urucurituba na busca de continuar o apoio concedido. E nesse sentido a proposta é fazer a troca das 12 mudas, reforçar a vigilância e ampliar o plantio para Avenida Augusto Montenegro.
    A luta não tem sido fácil! Mas é desafiador quando se acredita. Por isso, sou grata pela sua preocupação e lhe digo que em breve estarei enviando o resultado desta sua crítica, que só veio a contribuir com nosso município.
    Se cada um fizer a sua parte teremos um “todo” feito.
    Obrigada!
    Profª. Silvia Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua resposta Professora Silvia! Fico feliz por saber que essa cidade amazônica poderá ser uma das mais arborizadas do nosso estado. O projeto é lindo e poderia servir de exemplo para todo o Amazonas!

      Excluir

Postar um comentário