MUSEU DO SERINGAL - VILA PARAÍSO - MUSEU EM MANAUS

O Museu do Seringal está localizado em meio à floresta Amazônica, numa área de destacada beleza natural reforçada por uma estrutura cenográfica que teve por fim reconstruir o modo de vida do homem na região quando da exploração da borracha no início do século XX.

O espaço serviu em 2000 de cenário para o filme "A Selva" do diretor Leonel Vieira que teve como estrela a atriz Maitê Proença. A trama é uma adaptação do livro do escritor português Ferreira de Castro.

O Museu é constituído por vários espaços que vão desde o trapiche, onde aportam os barcos, ao casarão do seringalista ou o barracão dos seringueiros.

Por meio de visita guiada pode-se percorrer treze espaços, adentrar a mata e ver uma demonstração da extração do látex de uma seringueira. A experiência dessa visitação é incrível, desde a saída de barco na Marina do Davi (depois do Hotel Tropical), a percepção do tráfego no rio de variadas embarcações, a visão das pessoas nas pequenas comunidades, a constatação da beleza do lugar e a noção do contato direto com o ambiente amazônico.

O Casarão, representação da residência de um proprietário de seringal é o lugar mais confortável e bonito do Museu. Construído em madeira, é uma habitação bem decorada que possui vários objetos antigos, inclusive um pequeno ambiente de leitura. O contraste, porém está ao lado, no chamado barracão dos seringueiros. Lá é possível perceber a inexistência total de estrutura, fator que nos permite avaliar as dificuldades que passaram os nordestinos escravizados na Amazônia do século 20.

Esse passeio pode ser muito mais interessante se realizado em grupo. Quando estive lá, foram comigo os amigos Carlos Fábio e Alcione, Kattyane e Eulane, minha filha Camila e seu namorado Gustavo e a querida amiga Maria do Carmo. Foi uma experiência bacana para todos!

Como chegar: Pegar um ônibus ou táxi até a Marina do Davi - Depois pegar um barco que custa R$ 7 (só ida) para voltar paga-se o mesmo valor. A viagem tem a duração de aproximadamente 40 minutos.

Ingresso ao Museu:
Inteira: R$ 5,00;