BIBLIOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL/CETI - GILBERTO MESTRINHO

No dia 13 de maio de 2011, aconteceu no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti “Gilberto Mestrinho”, no bairro do Educandos, a III Amostra Literária do DRE VII promovida pela SEMED. No evento tive meu texto "Meus amigos, os livrinhos" apresentado em formato de jogral pelos alunos da Escola Municipal Santo Antônio.

Estando na Escola, claro que busquei conhecer o espaço destinado a biblioteca e minha expectativa era grande pois, sendo o prédio tão novo imaginei que encontraria uma biblioteca muito bem equipada, contudo que decepção, pois apesar de dispor de uma área com estantes e livros, o local estava sendo utilizado como sala de aula.

Como a diretora não estava, conversei com o Senhor Orlando Moura, gestor da Escola Djalma Batista que me falou que em vista das obras de reforma da Escola Antônio Lucena Bittencourt, os estudantes passaram a ocupar o local. Essa foi a medida encontrada para minimizar o problema.

Sei que dificuldades como essas acontecem, contudo manter bibliotecas escolares deveria ser prioridade sempre, haja vista serem espaços de convivência que tendem a oferecer possibilidade de acesso a informação a todos (alunos, professores), porém se o local é utilizado para outro fim perde a sua identidade e sem identidade como poderemos criar alunos leitores?

Os Ceti's representam um projeto de infraestrutura na área educacional na cidade de Manaus e já existem em vários bairros. A unidade de Educandos possui uma excelente estrutura com 24 salas de aulas, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, auditório e ambientes administrativos.

Espero que essa situação não se estenda por muito tempo e que em breve as bibliotecas de todas as escolas de Manaus possam dispor de bibliotecários em seus quadros e que de forma engajada com professores e pedagogos que possam refletir mudanças significativas na formação educacional e cultural dos estudantes em nossa cidade.

Quanto ao espaço da biblioteca...não tivemos autorização para fotografar!

Fotos: Iara Magalhães