BUCKET LIST - BIBLIOTECAS PARA CONHECER ANTES DE MORRER

 

Seguindo a linha BUCKET LIST, ou seja, os desejos para realizar antes de morrer, decidi postar no Instagram, imagens das bibliotecas que espero ainda poder conhecer. 

E a primeira delas é a Biblioteca antiga do Trinity College, localizada em Dublin, na Irlanda. Essa imagem maravilhosa que abre esse post foi extraída do site Seda.College espaço que oferece amplas informações sobre intercâmbio naquele país.  

Diferente da maioria dos meus posts, nos quais apresento dados de viagens onde visitei e fotografei (junto com Peter Janzon) tantas bibliotecas, nesse caso optei por recorrer as pessoas que foram diretamente na fonte e apresentam suas considerações sobre o lugar e nesse caso devo referendar o blog Mineiros na Estrada

A Biblioteca faz parte da estrutura da primeira universidade irlandesa que foi fundada pela Rainha Elisabeth I, em 1592. Além da beleza arquitetônica, essa Biblioteca possui uma das grandes raridades do mundo bibliográfico, dispondo do lendário Livro de Kells, que de acordo com o Mineiros na Estrada: 

Trata-se de um manuscrito de 1200 anos contendo os quatro evangelhos, cada um em volume: Mateus, Marcos, Lucas e João. O seu inestimável valor se deve a vários fatores: são centenas de páginas de pele de carneiro (que dó!) escritas e desenhadas à mão, numa riqueza de detalhes tão grande que é difícil eu descrever para vocês. Embora tenha sido feito por monges cristãos, há vários elementos celtas em suas ilustrações. A conservação dos manuscritos também é algo que impressiona: o livro resistiu a invasões vikings, revoltas, fome e perseguições por mais de um milênio!

Incontestavelmente há enorme potencial para atrair milhares de turistas e claro, são cobrados ingressos para às visitas ao espaço. 

Dá para vervpelas imagens que uma das coisas mais lindas da Biblioteca do Trinity College é o longo corredor com dois andares de estantes e livros. Muitos livros. 

Sim, serei muito feliz se puder algum dia visitar a cidade de Dublin, ver também sua principal biblioteca pública e conhecer a fascinante Old Library do Trinity College.

Imagem extraída de SEDA.COLLEGE

Comentários

Postar um comentário