BIBLIOTECA VILLA-LOBOS - BUCKET LIST

Em fase de isolamento social, sem poder visitar bibliotecas, decidi listar as bibliotecas que sonho um dia conhecer e para tal estou realizando um bucket list.

Muitos dos meus desejos se vinculam as viagens para conhecer bibliotecas. Ainda que tenha sonhos ambiciosos, como conhecer a Biblioteca antiga do Trinity College, localizada em Dublin, também tenho desejos de conhecer muitas bibliotecas brasileiras, uma delas a Biblioteca Villa-Lobos, localizada em São Paulo.

Com arquitetura arrojada e promovendo amplos serviços, a Biblioteca Villa-Lobos, foi uma das cinco finalistas no prêmio de melhor biblioteca pública do mundo, pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), concorrendo com bibliotecas de países como a Noruega, Cingapura, Holanda e Estados Unidos.

A eleição que ocorreu em 2018, deu por vencedora a Holanda com a sua KopGroep Bibliotheken. Mas foi muito bom saber que o Brasil possui entre outras, essa biblioteca fascinante construída em 2015 onde antes havia um lixão a céu aberto.

Um dia espero poder contar mais sobre esse local e a experiência pessoal lá vivida.

Imagem: A “oca”, no centro do térreo. Foto: Nelson Kon