BIBLIOTECAS, COIMBRA...


Em julho de 2017, durante as comemorações do meu aniversário, Peter e eu desenhamos um roteiro por Portugal e Espanha por onde passaríamos por cidades onde pudêssemos conhecer algumas bibliotecas. Em Coimbra, o objetivo era a  bela e famosa Biblioteca Joanina, contudo não foi possível realizar o intento, haja vista que as visitas são com horários marcados e não se atendem diretamente a biblioteca e sim um percurso que se estende pela Universidade de Coimbra. Em vista do pouco tempo que dispúnhamos, não fizemos...


Como fiquei um pouco triste...olhando do outro lado da rua vimos o edifício da Faculdade de Letras e optamos por visitar um espaço comum da Universidade de Coimbra e foi sem nenhuma burocracia que conhecemos essa Biblioteca. O ambiente era um pouco frio, o atendimento indiferente, mas ok, foi possível conhecer parte dessa biblioteca universitária. 


Aonde estão os livros? Ficam organizados em estantes em um corredor externo, enquanto que a sala de leitura com seu mobiliário sóbrio aparece ai com suas amplas janelas acortinadas que abertas favorecem boa iluminação. O lugar é simples.


Em uma das paredes se destacava essa advertência (foto acima), creio que é original da Biblioteca de Salamanca? Eu a tenho encontrado em várias bibliotecas e demonstra como no passado era o trato contra aqueles que cometiam algum delito com os livros.



Foi bacana fazer essa visita, foi rápida e tranquila, por isso na imagem apareço alegre, pois já havia conhecido a Biblioteca Pública de Coimbra e também essa que parece bem mais uma sala de leitura para os estudantes da Universidade... 

Hora dessas voltarei para conhecer a Joanina!

* A imagem da Biblioteca Joanina que abre esse post foi feita a partir do cartaz exposto no lado de fora do edifício. 

Fotos: Peter Janzon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Obrigado pelo seu comentário