EXPOSIÇÃO STILL LIFE: RON MUECK

Contando com nove obras, a exposição do artista australiano Ron Mueck, em cartaz no Museu de Arte Moderna - MAM, no Rio de Janeiro é de tirar o fôlego.

Com peças gigantes, bem como outras em dimensões reduzidas, todas deixam grande impressão pela expressividade dos detalhes, como por exemplo, uma mãe com seu filho junto ao peito. Suas mãos segurando sacolas de compras, seu olhar perdido...podem suscitar N interpretações.

Chama logo atenção pelo tamanho desproporcional, o casal de idosos sentados com guarda sol. O colorido e principalmente os detalhes contidos nas faces, peles, pés, mãos, semblantes são absolutamente marcantes. A escultura mede 3 metro de altura.

A aparência das personagens assusta com tanto realismo, como por exemplo, a pequena escultura de um jovem que exibe seu ferimento...

Atenção a precisão dos movimentos das figuras, como da senhora segurando um feixe de galhos secos. O esforço da pequena escultura e seu olhar preciso nos levam a pensar que a situação é real. Vale ressaltar que algumas obras apresentam exposição de órgãos genitais, provocando curiosidade.

Belas são as imagens dos adolescentes que podem repercutir como um contraponto ao casal de idosos. As obras celebram expressões de vida, como o homem que aproveita o tempo tomando sol...há apenas uma exceção que corresponde a uma enorme galinha pendurada por um gancho.

Dentre as peças mais concorridas estão "Mask II" que consiste em um autorretrato do artista. Uma cabeça que se apresenta dormindo de lado, com a boca relaxada e expressão de total entrega ao sono.

Era quarta-feira quando realizamos a visita. Havíamos tomado conhecimento que às quartas, o Museu de Arte Moderna, da cidade do Rio de Janeiro abre suas portas sem a cobrança de ingressos para todos os visitantes...Oportunidade única, rumamos para o local e tivemos apenas 45 minutos para apreciar a exposição que foi realizada com a caríssima Bibliotecária Daniela Spudeit e a amiga Maria Dione Ferreira. Ao final ainda encontramos a amiga Guiomar David e o dia foi coroado por exitoso em todos os sentidos.

Soube que o Rio de Janeiro será a única cidade brasileira a receber a exposição de Ron Mueck, que está aberta à visitação no MAM de terça a domingo com ingressos que custam R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia). É possível comprar ingresso antecipado no site do MAM, mas creio que a melhor dica é visitar gratuitamente às quarta-feiras.

Fotos: Soraia Magalhães