SANTARÉM - PARÁ - BIBLIOTECA MUNICIPAL PAULO RODRIGUES DOS SANTOS

A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos, localizada em Santarém, no Pará, possui um ambiente agradável, bom acervo, computadores com acesso a internet e...usuários.

Tive a oportunidade de visitá-la no dia 14 de março de 2013 e pesquisando sobre suas origens descobri que foi fundada em 20 de janeiro de 1967, sendo que em seus primeiros anos funcionou no prédio da Câmara Municipal, no antigo Theatro Victória e somente em 1975 passou a ocupar o prédio atual. Ver informações na imagem abaixo.

O espaço físico é relativamente amplo e possui um salão onde estão acomodados a maior parte do acervo. Há área para o público infantil em uma sala restrita ao funcionamento de um Telecentro, com vários computadores que ainda não estavam em funcionamento.

Na busca por informações sobre o local, soube que em 2006 o edifício passou por um projeto de revitalização e desde então tem atraído a atenção dos moradores da cidade haja vista que é frequentada por crianças, adolescentes e adultos.

A Biblioteca é subordinada a Administração da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) de Santarém, de acordo com o que apontou Augusto Cesário (funcionário que trabalha no local há seis anos), o espaço recebe por dia cerca de 120 a 150 usuários. No total, 13 pessoas trabalham na Biblioteca nos horários entre 08 as 18 horas.

Dentre os serviços oferecidos constam espaço para leitura local, empréstimo domiciliar, acesso a internet e atividades culturais. Para fazer uso dos serviços o consulente precisa se cadastrar. Basta trazer comprovante de residência e carteira de identidade ou certidão de nascimento.

O tempo para permanecer com as obras do acervo é de 5 dias. Achei um tempo curto por que sei dependendo do material bibliográfico precisamos de mais dias...

Uma pena não ter conhecido Renata Ferreira, bibliotecária coordenadora da Biblioteca, como não foi possível, deixo por meio dessa postagem uma saudação.

Fui muito bem recebida pelo senhor Augusto Cesário que me apresentou o espaço, falou dos serviços e me permitiu fotografar e conhecer o ambiente. Confesso que gostei muito do que vi e fico feliz por saber que Santarém, no Pará segue princípios básicos contidos no Manifesto da Unesco para Bibliotecas Públicas.

P.S Visita realizada às 13 horas da tarde. Bom ver esse público!

Fotos: Soraia Magalhães