BIBLIOTECA MUNICIPAL FRANCISCO MEIRELES - PORTO VELHO - PRECISA DE CUIDADOS...


Resolvi escrever sobre a Biblioteca Municipal Francisco Meireles por dois motivos: primeiro por ter visitado o local em 2011 e não ter publicado informações naquele período (por falta de tempo) e segundo, por observar uma série de matérias publicadas nos últimos dias apontando o descaso do poder público com o espaço, ao que parece a biblioteca está em vias de ser fechada?

Estava em Porto Velho no dia 22 de março de 2013 e ao assistir ao telejornal, soube que a Biblioteca precisava de cuidados. Pesquisando o assunto soube por meio do Rondonotícias que havia gente interessada em interceder pelo setor, nesse caso o vereador Márcio Pacele.

Ao que indica, o vereador visitou a Biblioteca em 2012 e naquele período constatou "falta de funcionamento do ar-condicionado, paredes deterioradas, problemas nas instalações hidráulicas e elétricas...", em nova visita percebeu que não foram tomadas providências.

A Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles foi criada através da Lei n. 85 de 30 de dezembro de 1973 e inaugurada em 24 de janeiro de 1975. É um órgão pertencente à Prefeitura Municipal e está vinculada a Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Está localizada na área central,  em frente a Igreja Matriz do município de Porto Velho.

Em 2011 quando eu e a amiga Katty Nunes visitamos o espaço achamos que ainda estava com boa infra-estrutura, mas soubemos na época da necessidade de contratação de bibliotecários e ao que parece a Biblioteca ainda carece desses profissionais...

Para agravar a situação, soube que a Biblioteca Pública Estadual de Rondônia fechou suas portas há mais de dez anos...tomara que os rondonienses percebam que é hora de questionar o retorno desse espaço...

Dessa vez, em minha estada em Porto Velho, visitei a Biblioteca Municipal Francisco Meireles apenas no horário da noite quando fiz a imagem contida nesse texto. Tive porém a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal Vivenda das Letras também mantida pela Prefeitura de Porto Velho. Sobre essa, farei uma postagem a parte.

Foto: Soraia Magalhães

Comentários