PRÊMIO GENESINO BRAGA 2013: BIBLIOTECÁRIA EM DESTAQUE

Fase boa, fase de colheita.  Ontem, 23 de março de 2013, aconteceu no auditório do Bosque da Ciência a comemoração pelo Dia do Bibliotecário promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB11.

No evento, além da programação que contou com palestra, declamação de poesias, sorteios de livros, ocorreu também a entrega do Prêmio GENESINO BRAGA.

O edital do prêmio aponta que foi criado com o objetivo de "homenagear bibliotecários, organizações e personalidades que, pelo desempenho e capacidade profissional, destacaram-se no exercício de suas funções e elevaram a Biblioteconomia ou a categoria bibliotecária perante a Sociedade."
Está estruturado em cinco categorias: Professor Pesquisador, Instituição amiga, Bibliotecário Inovador, Bibliotecário em destaque  e Personalidade em destaque.

Tive a honra de receber o Prêmio na categoria Bibliotecário Destaque. A inscrição se deu em decorrência das ações realizadas em prol da luta pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas por meio do Movimento ABRE BIBLIOTECA.

Não pude estar presente neste momento de confraternização, mas acompanhei por imagens e relatos dos meus familiares e amigos, dados sobre o ocorrido.

Agradeço imensamente aos meus familiares que estiveram presentes, meu filho Phellipe e sobrinha Jéssica. Mas agradeço fortemente a minha querida mamãe Iolanda Pereira que me representou e recebeu por mim esse prêmio. É válido revelar que muito da minha força de vontade são oriundos dos ensinamentos dela!

Aproveito para dedicar essa conquista a todos os bibliotecários e/ou não bibliotecários que contribuíram ao seu modo para que a Biblioteca Pública do Amazonas fosse reaberta, seja assinando a petição ou durante o Abraço ao prédio da Biblioteca, ao Biblioteca na Rua, ao Grito e em diversas outras atividades realizadas.

Agradeço aos amigos e bibliotecários que fizeram lindas declarações e contribuíram para que eu pudesse figurar entre os ganhadores. Moara Costa, Phamela Lima, Soraya Lomas, Leina Medeiros, Katty Anne Nunes, Carolina Brandão, Ycaro Verçosa, Elaine Elamid, Raimundo Martins, Cristiane Barbosa...Obrigada pelas palavras!!!

O que posso dizer por fim é que pretendo continuar fazendo a minha parte e lutando em prol de uma Biblioteconomia renovada. Felizmente vivemos tempos de boas perspectivas e nesse contexto prometo me engajar e fazer o meu melhor.

Fotos: Katty Anne Nunes e Jéssica Magalhães