BIBLIOTECÁRIA BRASILEIRA NO MOVERS & SHAKERS 2013

Vários colegas estão perguntando o que vem a ser MOVERS & SHAKERS...então vou tentar responder...

Consiste em uma espécie de premiação que ocorre anualmente nos Estados Unidos envolvendo bibliotecários que são escolhidos por seus próprios colegas por terem realizado ações que “sacudiram e inovaram” o cenário das bibliotecas e da profissão. E esse ano, eles passaram a aceitar indicação de pessoas de outros países e foi assim que acabei chegando até lá...

  
Eu não tinha conhecimento sobre o assunto até receber em outubro de 2012 um email do bibliotecário Moreno Barros que trazia a seguinte mensagem: 
"Oi oi, como estão as coisas? estão abertas as indicações para o Movers & Shakers do Library Journal e esse ano eles estão aceitando uma indicação internacional. Você topa ser indicada? deixa comigo que eu faço a mobilização, acho importante que tenha um brasileiro na lista e o Abre Biblioteca é o melhor exemplo do que é ser um "shaker" na área de bibliotecas. E aí, aceita? "
Claro que eu aceitei e a satisfação inicial era poder gerar visibilidade para a luta que travávamos no Amazonas pela reabertura da Biblioteca Pública do Estado. Me encheu também de orgulho o convite advindo de um bibliotecário por quem tenho a maior admiração e a mobilização por ele provocada que gerou posteriormente o gosto de saber que aproximadamente 30 bibliotecários contribuíram para que meu nome figurasse entre os contemplados.



O Movers & Shakers ocorre da seguinte forma: 50 bibliotecários são escolhidos e distribuídos por categorias dependendo do trabalho realizado e assim se formam os grupos que recebem uma nomenclatura mais ou menos assim: agentes de mudanças, inovadores, líderes da tecnologia, construtores de comunidades, os profissionais do marketing  e os defensores, sendo nessa categoria que figurei tendo em vista a luta pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas por meio do Movimento ABRE BIBLIOTECA.

Toda a publicidade é feita pelo Library Journal e as informações são também veiculadas em formato impresso. Estou ansiosa por ver esse material impresso!

Sabemos que não fazemos nada sozinhos e eu tenho a maior gratidão por todos que contribuíram para que tivéssemos nossa Biblioteca Pública reaberta, fator que consequentemente nos levou a ter representação brasileira nesse grupo de bibliotecários sacudidores.

Aproveito o momento para registrar mais uma vez minha gratidão a todos que lutaram comigo e com eles compartilho essa conquista.


Nessas linhas não posso deixar de mencionar e agradecer e agradecer e agradecer ao Moreno Barros. Se hoje sabemos dessa premiação aqui no Brasil é por causa dele e agradeço acima e de tudo por seu senso de visão sempre atenta e ousada.

Obrigada a todos que contribuíram para que a biblioteconomia do nosso país estivesse ali representada!!! Valeu!!!

Comentários

  1. Parabéns Amiga, pela tua nomeação. O teu labor vai ser reconheci, fora das fronteiras do Brasil! Mais uma vez, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Que legal! E muito merecido também! Já quero saber quais serão as novas lutas!!!
    Abração,
    Cristiane Sinimbu

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vc me orgulha muito!! Este prêmio é merecido e sei que após ele virão muitos outros! Vc com sua ousadia vai muito longe, e espero vê-la realiazar seu sonho de ir no "JÔ", lembra??. Provavelmente não irei com vc, mas saiba que onde estiver, estarei sempre torcendo, acreditando e apoiando vc. Te amo amiga querida!! Gigi.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, merecido! Deveria ganhar prêmios também na sua própria terra. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário