MUSEU IMPERIAL - PETRÓPOLIS - RIO DE JANEIRO

O Museu Imperial ou Palácio Imperial está localizado na cidade de Petrópolis (70 km do Rio de Janeiro) e possui um acervo histórico riquíssimo relacionado a monarquia no Brasil com destaque para o período do Segundo Reinado, durante o governo de D. Pedro II.

O prédio foi o palácio de verão do Imperador e do ponto de vista museológico seu acervo está distribuído nos seguintes espaços principais: Sala de Jantar; Sala de Música; Sala de Estado; O Trono; O Gabinete de Dom Pedro II; Aposentos das Princesas; Sala de visitas da Imperatriz.

Todos os aposentos nos permitem uma boa visão da elegante vida dos ricos da época, expressa nos móveis, utensílios, lustres e pinturas.

O Museu foi criado em 16 de março de 1943, no governo de Getúlio Vargas e foi composto por uma reunião "dos mais importantes Arquivos Históricos do Brasil, com mais de 200 mil documentos, gravuras, mapas e fotografias. Atendendo a uma gama extensa de pesquisadores e estudiosos de todo o Brasil e do exterior. A Biblioteca do Museu, especializada em História Brasileira relacionada aos séculos XVIII e XIX, conta atualmente com mais de 40 mil volumes, periódicos e livros raros, atendendo a estudantes, professores e pesquisadores".

A visita ao Museu Imperial aconteceu em 2010 em parceria com os colegas Mirleno Lívio, Rosana Dutra e Carlos Fábio Guimarães. Foi uma ação cultural muito marcante pois nos permitiu conhecer através das dependências do Palácio, muito da nossa história, o glamour de uma época, bem como imaginar o quanto do trabalho escravo era necessário para por em ordem a vida da família imperial.

Foi nosso amigo Mirleno que atentou para isso e manifestou inconformismo com a condição imposta à população negra do Brasil daquele período. Num Palácio repleto de pesados móveis, jarros e utensílios, o quanto de trabalho havia e as distancias entre um aposento e outro para percorrer e atender. Uma das salas faz uma pequena referência aos elementos da escravatura no período.

Não é possível fazer fotos no interior do Museu, mas creio que todos guardamos boas lembranças. Uma pena não termos visitado a biblioteca,apesar disso saímos satisfeitos por termos conhecido um dos espaços museológicos mais visitados do país!

Mais informações visite: http://www.museuimperial.gov.br/

FOTOS:

Da fachada - Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/passarela/tag/museu-imperial-de-petropolis/
Estatua_dom_pedro_II - Disponível em: Wikipedia.org
Outras fotos: Carlos Fábio Guimarães/Mirleno Lívio