BIBLIOTECA DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL - TRE (AMAZONAS)

A Biblioteca do TRE/AM é chamada de "Biblioteca Desembargador Antero Coelho de Resende" e foi criada com a missão de organizar e disseminar informações de interesse da Justiça Eleitoral, em diferentes formatos.

Inaugurada em 14 de abril de 1998, é uma biblioteca especializada e funciona em um ambiente agradável, claro, climatizado e com bom acervo voltado para a área do Direito Eleitoral e afins, contudo creio que poucas pessoas tenham conhecimento da existência desse espaço em Manaus.

Visitei a Biblioteca em março de 2011 e tinha como um dos objetivos rever minha ex-professora Marilza Moreira da Silva, bibliotecária responsável pela Seção de Biblioteca, Arquivo, Editoração e Memória. Não a vejo desde os tempos da faculdade, contudo não foi possível, ela estava de férias. Pude porém encontrar e ver em atividade a caríssima Phamela Lima Torres que muito em breve estará formando no curso de Biblioteconomia.

Dentre os serviços que a Biblioteca oferece constam: empréstimo domiciliar (para os servidores da Justiça Eleitoral, tanto da Sede como das Zonas Eleitorais (Capital e Interior) e magistrados do TRE-AM; empréstimo entre bibliotecas; normalização de documentos; pesquisa bibliográfica.

Em março de 2011, as atividades na Biblioteca estavam a todo vapor, em vista dos preparativos para a criação do Centro de Memória Eleitoral do Amazonas.

A Biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral está localizada na avenida André Araújo, s/n
Aleixo – 1º Andar do Prédio Anexo. Horário de funcionamento: 08:00 às 19:00

Fotos: Soraia Magalhães