BIBLIOCAMP - EVENTO BIBLIOTECÁRIO EM MANGUINHOS

No dia 10 de dezembro de 2011, na Biblioteca Parque de Manguinhos no Rio de Janeiro, acontecerá o bibliocamp, um inusitado encontro de pessoas apaixonadas pela área biblioteconômica e afins.

Foi por meio do Caçadores de Bibliotecas que recebi o convite para participação nesse encontro e confesso que desde o primeiro contato do Moreno (o organizador do Bibliocamp) e o convite para participar, adorei a ideia, apesar de pouco conhecer dos formatos que me iam sendo apresentados (TED, Barcamp e SXSW Panel Picker, etc, etc).

De acordo com Moreno, "O BiblioCamp surge a partir da licença livre do BarCamp, uma rede internacional de conferências onde a organização e o conteúdo são oferecidos pelos próprios participantes. A grade de apresentações será composta por cerca de 20 apresentadores mais 25 ouvintes, todos ocupando o mesmo espaço."

As falas dos participantes estão relacionadas a projetos, políticas públicas, serviços comunitários, pesquisas teóricas e lições de vidas vinculadas à bibliotecas e ambientes informacionais e não deverão exceder 15 minutos, pois serão filmadas e compartilhadas em sites de vídeo como o Youtube, por exemplo.

Será um evento muito descolado e conforme justificou Moreno “a perspectiva é pegar essa galera que tá fora do circuito acadêmico-profissional intelectual e mostrar o que elas estão fazendo ou o que elas estão pensando.” Dei uma olhada nos currículos dos participantes e pude constatar que essa turma está fazendo muitas coisas interessantes, fator que pode gerar sim, posteriormente, boas discussões nos âmbitos acadêmicos e intelectuais vinculados a área.

Eu estarei lá! Pretendo falar sobre a experiência com os “Caçadores de Bibliotecas” e o sonho de visitar os 62 municípios do Amazonas e conhecer os componentes culturais desses longínquos lugares que compõe a Amazônia Brasileira.

Creio que o evento será um sucesso em todos os sentidos. Eu, de antemão agradeço o convite para participar e externo minha alegria por saber que poderei agregar mais bibliotecas aos Caçadores, já que estaremos todos reunidos na Biblioteca Parque de Manguinhos...

P.S A imagem acima é uma montagem com fotos dos participantes que estarão presentes no evento.