MUSEU FRIDA KAHLO - A CASA AZUL - MÉXICO


Estive na Cidade do México em 2010 e visitei Coyoacán, uma localidade que atrai muitos visitantes por abrigar o Museu Frida Khalo, ou Casa Azul, lugar onde viveu a famosa pintora e seu esposo, o pintor Diego Rivera.


Minha filha Camila e eu, ao assistirmos o filme Frida, com Salma Hayek havíamos ficado absolutamente fascinadas pela personalidade dessa mulher, então, quando soubemos que eu iria mesmo à Cidade do México, tornou-se mais que um compromisso visitar a casa onde ela cresceu, amou, sofreu e produziu obras de extraordinária sensibilidade.



A casa Azul é uma construção de 1904 e atualmente expõe um mundo de objetos que fizeram parte do cotidiano de Frida. São fotografias, roupas, documentos, móveis e peças pré-colombianas. O ambiente é mágico e as cores contagiam de forma imediata nos fazendo recordar o tanto de criatividade que havia na pessoa que dá nome ao local.


Lendo sobre Frida em blogs e sites, encontrei esse comentário que condiz de forma muito especial o que contém o interior do museu, haja vista que "na Casa Azul estão os quadros que fizeram famosa a artista: Viva la Vida, Frida y la cesárea, - mas também está sua cama ladeada pelos retratos Lenin, Stalin, Mao Tse Tung – como o cavalete que lhe foi dado por Nelson Rockfeller. Estão os espelhos – pequenos, de corpo inteiro e o de cima de sua cama – aqueles que se observava cuidadosamente, e estão seus pincéis, aqueles com que se reinventava. Está sua coleção de borboletas – que a descobre como uma amante da natureza – e sua coleção de vestidos – que a revela uma mulher de determinadas vaidades."




Dizem que A Casa Azul é um dos museus mais visitados do México, acredito que é mesmo. No dia em que fomos, a casa estava cheia de turistas. Infelizmente só é possível fotografar a parte externa, ou seja, o grande jardim. Nos aposentos, as visitas são guiadas e acontecem de forma relativamente rápida, fator que faz com que percamos muitas peculiaridades. Eu pensava ver os livros que Frida lia...


Apesar disso, o momento foi para mim muito marcante. Estava com minha caríssima amiga Maria Ivanilde de Oliveira, parceira dessa viagem e de outras importantes fases de minha vida e passamos uma excelente tarde percorrendo as ruas e os lugares de Coyoacán. É para ela que dedico essa postagem!


Além do Museu Frida Khalo, Coyoacán possui inúmeros cafés literários, bons restaurantes, galerias de arte e uma vida cultural intensa. Tive o privilégio de num outro dia visitar também a Biblioteca Municipal desse lugar, a qual comentei numa outra postagem.



Para saber mais acesse La Casa Azul - Museu Frida Kahlo
Meg Bã Sãn.A Casa Azul (Museu Frida Kahlo). Disponível em: http://fridakahlocores.blogspot.com/2009/03/casa-azul-museu-frida-kahlo.html

Comentários

  1. Que legal!!!

    Não sabia quase nada sobre Frida, também vi o filme e me encantei com a artista.
    Já quero visitar também =D
    Suas fotos ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o Museu! O lugar é inesquecível. Daiane, quando você estiver da minha idade, curiosa e interessada como é, com certeza terá visto esse e tantos outros museus e lugares...
    Obrigada por todos os seus comentários!

    ResponderExcluir

Postar um comentário