ESCOLA ESTADUAL RIBEIRO DA CUNHA - BIBLIOTECA ESCOLAR EM MANAUS

Ao passar pela rua Silva Ramos, no centro de Manaus, sempre prestei atenção ao prédio da Escola Estadual Ribeiro da Cunha. Pintado de amarelo, o pequeno edifício se destaca atrás de uma quadra de esportes.

Há poucos dias pude fazer uma visita. Queria conhecer suas dependências e em especial ver se havia uma biblioteca escolar. O bom foi descobrir que havia sim e com uma razoável estrutura.

Fui recebida pela professora Heneir Guedes que me contou que a Escola atende cerca de 234 alunos das séries de primeiro ao quinto ano, funcionando nos turnos matutino e vespertino. Alguns dos alunos vem de outros bairros distantes e de acordo com Heneir, tempos atrás atendiam também ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA ) no horário noturno, mas devido a grande desistência, a direção optou por não mais oferecer o projeto. O Colégio possui seis salas de aula, todas equipadas com ar-condicionado.

Gostei especialmente da sala de aula da Professora Heneir, ela construiu um varal de livros infantis na parede e ao que parece, oferece maiores possibilidades de acesso aos alunos.

Quanto a biblioteca, o espaço é bom, mas funciona apenas no horário vespertino sob a responsabilidade da professora Ivone. Segundo ela, as crianças tem o horário de vir a biblioteca e algumas vezes, são apresentadas atividades de contação de história.

O acervo porém é pequeno, havendo muitos volumes de livros didáticos. A biblioteca carece de uma reestruturação do layout e com um mobiliário mais adequado poderia ficar muito atraente. Em termos de serviços, oferece empréstimo domiciliar.

O edifício onde funciona a Escola Estadual Ribeiro da Cunha, data de 1925. Foi chamado inicialmente de Escola Presidente Bernardes e tempos depois rebatizada de Ribeiro da Cunha, (não consegui descobrir a quem presta homenagem). Ao que parece, no local funcionou também o Jardim da Infância Pedro Bacellar, primeiro existente no Estado. O edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado em 1988.

Agradeço a atenção da professora Ivone. Passado alguns momentos de conversa percebemos que nos conhecíamos dos velhos tempos trabalhados na Biblioteca Pública Estadual do Amazonas...

Endereço: R. Silva Ramos, s/n°, Centro, CEP 69010-180, tel. (92) 3633-2812

CURY, Sammya. Bens tombados a nível estadual no Amazonas..
Disponível em: http://www.sammyacury.com.br/blog/?p=218.