BIBLIOTECA NACIONAL DA COSTA RICA

A Biblioteca Nacional Miguel Obregón Lizano é a entidade responsável pela reunião, preservação e conservação do material bibliográfico publicado na Costa Rica, bonito país da América Central que tive a oportunidade de conhecer em março de 2011.

O nome da Biblioteca presta homenagem a um dos responsáveis por importantes ações bibliotecárias realizadas em várias cidades do país.

Possui 123 anos de atividades e em 2008, ano de seu centenário consta que foram realizadas inúmeras ações visando oferecer maiores oportunidades de acesso a população visando despertar o interesse pelas atividades da Biblioteca.

Consta que ao longo dos anos a Biblioteca habitou vários espaços físicos e somente em 1969 foram iniciadas as obras para a construção do prédio atual que possui um aspecto moderno, amplo e está localizado bem em frente à Praça Nacional, área muito privilegiada de San José.

A Biblioteca faz parte do Sistema Nacional de Bibliotecas SINABI, que corresponde a uma rede integrada em todo o país constituída pela Biblioteca Nacional e por 54 bibliotecas públicas. Por sinal a Biblioteca Nacional agrega também a função de biblioteca pública, pois San José não possui uma.

Com acervo composto por mais de 700.000 volumes, formados por livros, periódicos, mapas, fotografias, biografias de personalidades da história nacional, desenhos e outros materiais atende aos usuários disponibilizando serviços presenciais e virtuais.

Foi muito bom poder fotografar dependências e perceber a presença de usuários utilizando os espaços, inclusive dos setores especializados e também os serviços tecnológicos.

Fui muito bem recebida na Biblioteca Nacional Miguel Obregón Lizano. Conheci o setor de referência, os salões de leitura, o setor de obras raras e muito mais, por isso deixo aqui meus agradecimentos a todas as bibliotecárias que me receberam, em especial a Jackelinne Jiménez Barrantes pela simpática atenção dispensada.

Fotos: Peter Janzon