BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE GAIA - PORTUGAL


O edifício da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, em Portugal é precioso, amplo, bem localizado, com bons espaços para atender diversos públicos e desde a área externa cativa por apresentar nas paredes e muros algumas frases poéticas. 


No dia em que realizei a visita haviam muitos usuários utilizando os serviços. Ponto bastante positivo, o ambiente em dois andares reunia usuários em todos os setores, contudo não foi possível registrar esse movimento, mesmo de longe. 


Nas imagens aqui apresentadas constam elementos do mobiliários ou detalhes que nos fazem pensar em leituras, como a escultura dos 4 senhores idosos lendo jornal, ou as escadas onde foram adicionados títulos de importantes livros da literatura universal. 


Durante a experiência, pude perceber que há ali muitos profissionais engajados em desenvolver excelente trabalho, dos quais os de inclusão visual e parabenizo sem dúvidas as atividades destinadas ao público infantil pois havia muita dedicação lúdica no ambiente. 


Repare que tanto o castelo, quanto a Sereia, que parecem adereços "cênicos", são objetos  confeccionados em papel e pela própria equipe de profissionais que ali atuam. Muito bonito!


Esse post trata-se de uma despedida por essa temporada, pois já volto ao Brasil e entre as bibliotecas públicas que conheci dessa vez, quis apontar a de Vila Nova de Gaia pois gostei de quase tudo, pois de negativo, devo destacar a observação quanto a referência, pois vale a pena ouvir mais para saber como atender cada usuário dentro de suas especificidades, afinal as bibliotecas estão em processos de mudanças. 



No geral me sinto privilegiada por tudo que experimentei e deixo agradecimento especial ao diretor Abel Ernesto Barros e a Bibliotecária Alzira Moreira por toda atenção dispensada. 

Fotos: Soraia Magalhães e Alzira Moreira

Comentários