SANTA ISABEL DO RIO NEGRO - BIBLIOTECA PÚBLICA REABERTA

Nos últimos anos tenho mantido sempre contato, acompanhamento e pedidos de informações sobre bibliotecas existentes do Amazonas e confesso que perturbo um pouco a paciência de alguns, mas acabo também por estabelecer elos que trazem alguma esperança de que ainda podemos melhorar a vida do nosso povo por meio dos livros.

A imagem que abre o post, trata-se da Biblioteca Pública de Santa Isabel do Rio Negro, que estava fechada. Em contato estabelecido com a Secretária de Educação do Município, Elivone Alberta dos Santos Rodrigues, soube que breve seria reinaugurada.

E realmente foi, por isso me alegra poder publicar essa informação e mais ainda por ter sentido o interesse da Secretária pelo tema das bibliotecas, chegando inclusive a pedir indicação bibliográfica e sugestões de atividades. Elivone combinou de me enviar as fotos da inauguração e cumprindo o prometido realizou o envio, que agrego nessas memórias.

Tenho visitado muitas bibliotecas em minha vida, bibliotecas com diferentes estruturas, umas com recursos muito bons, que fazem coisas incríveis, outras que tem recursos e pouco fazem, mas algumas que com quase nada, tem feito muito, como no caso da Biblioteca Pública do município de Tefé, que tem na pessoa de Dijaik Nery de Souza o seu maior trunfo. As ações realizadas e coordenadas por Dijaik se destacam por que envolvem dedicação, criatividade e continuidade, além de conhecimentos, pois aquilo que ele não sabe, ele busca aprender. Enfim, um exemplo que pode ser seguido.

A cerimônia de reabertura da Biblioteca Pública de Santa Isabel do Rio Negro, contou com a presença do prefeito Araildo Mendes do Nascimento, sua esposa e creio, vários funcionários da prefeitura, mas observando as imagens, confesso que senti falta do povo nessa solenidade. Era um dia chuvoso, conforme apontou Elivone, e claro, os moradores não estavam acostumados com a biblioteca de portas abertas.

Biblioteca pública é para as pessoas e para todas as pessoas por isso deixo expresso o que diz o mais importante documento sobre bibliotecas públicas:
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes, hospitalizadas ou reclusas.(Manifesto da IFLA, UNESCO para bibliotecas públicas, 1994).
Enfim, apesar de tudo, realmente me alegra ver um movimento em prol da biblioteca pública no estado do Amazonas, espero receber muitas informações relacionadas aos projetos culturais e ações que insiram a população no mundo da leitura, dos livros e das oportunidades, pois biblioteca pública serve para abrir horizontes e não apenas para constar como elemento decorativo nas áreas urbanas das cidades.

Agradeço a Elivone Alberta por toda a gentileza, pelas informações fornecidas e imagens que constarão em minha tese doutoral que em breve revelará um pouco sobre as bibliotecas que por hora, considero invisíveis no Amazonas.

Desde já, me coloco a disposição para ajudar no que for possível.

Images: Prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro