INOVAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA: TEMAS TRANSVERSAIS

Foi lançado no mês de dezembro de 2018, o e-book: Inovação em Biblioteconomia: temas transversais, organizado por Danielly Oliveira Inomata e Orestes Trevisol Neto

Prefaciado por Célia Regina Simonetti Barbalho e publicado pela Editora Argos da Unochapecó, a  obra é apresentada com a seguinte sinopse:

Ao considerar inovação como uma ação ou um ato de modificar, renovar ou criar de uma novidade, é factível entender que estão incorporados nesta obra 12 relatos de pesquisas brasileiras, conclusas ou não, que apontam caminhos ou estratégias diferentes aos habituais percursos que são construídos para examinar as questões inerentes à Biblioteconomia e à Ciência da Informação. Sob esta concepção, esta obra, de iniciativa dos professores do curso de Biblioteconomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da Universidade Federal do Amazonas, se debruça para examinar a inovação na Biblioteconomia sob diferenciados contextos, a saber: o tecnológico e seu emprego no aperfeiçoamento da oferta de produtos e serviços; o da promoção de informações dispostas em diferenciados ambientes para consumo de públicos diversificados; o da informação enquanto elemento construtivo dos processos de inovação e prospecção tecnológica; o do empreendedorismo; e o da imagem, seja ela institucional, seja ela urbana, denotando a transversalidade das temáticas tratadas.
São no total 12 artigos, dos quais um tive a oportunidade de contar sobre parte das experiências vividas em cidades do Amazonas quando na busca por bibliotecas. Meu artigo se chama “As cinco leis de Ranganathan, suas influências na composição de posts no blog Caçadores de Bibliotecas". As cidades utilizadas nas análises foram Autazes, Benjamin Constant, Tefé, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

O trabalho apresenta artigos de colegas que estimo e que inclusive participaram de entrevistas contidas aqui no Caçadores de Bibliotecas, dos quais Gabriela Bazan PedrãoJorge do PradoDaniela Spudeit

Deixo meus agradecimentos à Danielly Inomata pelo convite e oportunidade.

É possível baixar o livro de GRAÇA, basta acessar o link: http://www.editoraargos.com.br/farol/editoraargos/ebook/inovacao-em-biblioteconomia-temas-transversais/707862/