BIBLIOCABINA - BARRIO DEL OESTE - SALAMANCA

Salamanca é conhecida mundialmente por sua riqueza arquitetônica e por sua Universidade centenária, contudo possui outros elementos interessantes, como por exemplo uma Galeria Urbana criada no Barrio del Oeste onde estão reunidas nas fachadas e garagens inúmeras expressões artísticas (graffittis). O bairro possui também uma pequena biblioteca, ou melhor uma Bibliocabina.

Consiste em equipamento adaptado em uma cabine telefônica aonde se pode exercitar a ideia de livros livres.

Fotografei de longe uma menina que pára e olha o que tem...a proposta desperta o interesse.

É a ZOES (Asociación de Vesinos del Barrio del Oeste) que está a frente das ações em prol das melhorias do bairro e sobre a Bibliocabine apontou que:
Aprovechando la cabina telefónica que lleva formando parte del mobiliario urbano de la plaza desde hace tantos años, y teniendo en cuenta el poco uso que se hacía de ella, desde ZOES pensamos en adaptarla para convertirla en una biblioteca. La mitad de la cabina se ha readaptado con unas baldas para depositar libros, de manera que todo aquel que esté interesado en leer, no tiene más que coger el libro que le apetezca. Y el que quiera depositar un libro o varios, los dejará allí libremente. Serán los propios vecinos quienes se responsabilicen del buen funcionamiento de la iniciativa.
A Bibliocabina foi inaugurada em setembro de 2015, passados dois anos o espaço nem sempre dispõe de bons livros, contudo sempre há algo, nesses quase 6 meses passados nesse bairro procuro observar, eu mesma já peguei dois títulos (eu já os devolvi).

A proposta é pegar um livro e deixar outro. Eu não tinha nenhum para deixar, mas não tinha importância, a ideia é fazer o livro girar e assim favorecer com que outros tenham acesso à leitura de forma gratuita e democrática.

Excelente ideia!

Fiz um post comentando sobre o Barrio del Oeste, estive fotografando vários espaços e postado em meu perfil do Instagran (@soraiamag_). Confira.
Fotos: Soraia Magalhães