BARRIO DEL OESTE, GALERIA URBANA - SALAMANCA


Comentei no post anterior sobre uma Bibliocabina instalada em Barrio del Oeste, em Salamanca,  ambiente cheio de arte e cor que é considerado inclusive uma Galeria Urbana. As ações seguem as diretrizes da ZOES (Asociación de Vesinos del Barrio del Oeste). 


O lugar foi realmente marcante para mim e por isso durante minha estada em Salamanca, reuni uma série de imagens que apresentam algumas das fachadas e garagens artísticas do bairro, criadas em forma de graffittis e outras manifestações culturais. 


Na imagem abaixo apresento uma visão aberta que visa gerar uma ideia de como estão as pinturas nas garagens diante das estruturas dos prédios. 


Quando cheguei em Salamanca, em julho de 2017, me encantei por várias fachadas e apresento aqui apenas algumas das que foram mais tocantes, como esse graffitti (com o monstro e a menina). 


Talvez alguns tenham outras interpretações, mas para mim, a leitura refere-se ao que sente uma mulher ao andar sozinha por algumas ruas, ou durante uma entrevista de trabalho, ou qualquer situação em que o fato de ser mulher possa nos fazer sentir vulnerável.


Também pelas paredes do bairro há várias frases que se referem às lutas, como essa que diz..."Pelas mulheres que seguem lutando por seus direitos e igualdades".


Ou essa que trata de visibilidade e diz:
 "Às pessoas transsexuais que  lutam para que reconheçam quem são".



O Barrio del Oeste é um ambiente inspirador em termos de intervenções urbanas, inclusive possui alguns edifícios com fachadas lindas, como esse com as faces das mulheres e seus longos cabelos...


Escondida, essa imagem do construtor ou reformador de brinquedos (Gepeto?) está bem no alto, quem passa pela rua sem atenção pode não perceber.


O bairro tem uma praça principal onde está instalado um chafariz. Está alardeado por bares e bancos de ferro que receberam cobertura em tecido que harmoniza a decoração. As árvores também estão coloridas com mantas de crochê. Nessa praça está a Bibliocabina. O lugar é muito aprazível.

Deixo a seguir a imagens favoritas!


A garagem me fazia lembrar Puck, o gatinho de minha amiga Pilar, bem como os gatinhos da minha amiga Regina Fazioli. 


Sempre gostei de passar perto desse colorido e debochado cachorro...


...E dessa garagem com dedoches, me fazia lembrar das aventuras com contações de histórias...


Enfim, foram muitos registros fotográficos em Salamanca. Vários de Barrio del Oeste, aqui um de meu querido Peter Janzon, autor também de tantas imagens em que estou nessa cidade.  


Sentirei saudade de Salamanca, guardarei desse tempo boas lembranças, conheci muito da cidade, me aventurei, foram muitas bibliotecas, museus, atividades culturais, passeios, estudos, contudo de tudo, estar comigo mesma foi o maior aprendizado.

P.S O graffitti favorito é o que abre esse post!

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon

Comentários