REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - RIO DE JANEIRO


Numa visita efetivamente rápida ao Rio de Janeiro, tive que escolher apenas uma biblioteca para visitar e como estava na companhia de meu filho Phellipe quis apresentar para ele um dos mais belos espaços arquitetônicos de bibliotecas no Brasil: o Real Gabinete Português de Leitura. 


Não é a primeira vez que faço post sobre o Real Gabinete Português de Leitura, já escrevi sobre visitas realizadas nos anos de 2010, 2014 e 2015, inclusive da última vez em companhia de minha filha Camila e por isso me deu prazer levar também Phellipe. 


O Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1887 e reúne o montante de mais de 350 mil publicações impressas de obras literárias lusitanas.


Adorei estar nessa biblioteca com Phellipe, que demonstrou surpresa com a beleza e a arquitetura fantástica do lugar. Mas me disse que sentiu certa pena por que o espaço também parecia um museu onde as pessoas não podem tocar nas peças...


É bem isso, uma biblioteca museu, mas que atende públicos que realizam pesquisas especializadas!

O post foi curtinho, mas se quiser ler outros que já publiquei sobre o lugar clik nos links abaixo:

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - RIO DE JANEIRO (2010)

Quis marcar a visita feita com Phellipe e também ajudar mais uma vez a divulgar o espaço, haja vista que perguntando para pessoas que transitam pelos arredores do Real Gabinete Português de Leitura, há quem não tenha conhecimento da existência dessa joia. 


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários