BIBLIOTECA NACIONAL DA CHINA

A imagem que abre esse post consiste em uma visão dos salões de leitura da Biblioteca Nacional da China, localizada em Pequim. Considerada a maior Biblioteca da Ásia, o local se abre também como uma biblioteca pública da melhor qualidade.

Eu adoraria tê-la conhecido, mas não tive o privilégio, quem visitou e produziu essas imagens foi o Bibliotecário Cauê Araújo que gentilmente nos conta no blog Bibliotecários Sem Fronteiras suas impressões sobre os bonitos espaços que ele conheceu.

O que me chamou a atenção do post do Cauê foi o fato dele oferecer um passo a passo de seu percorrido pela Biblioteca Nacional da China (mais ou menos como procuro fazer no Caçadores de Bibliotecas).

O legal é que assim, temos a impressão de estar entrando juntos e conhecendo mesmo que por imagens, elementos da fachada, do hall de entrada, dos salões de leitura e informações visuais gerais envolvendo tecnologia e decoração do ambiente. E o que achei muito massa foi que ele postou uma foto sua (e também de sua namorada)  mostrando que esteve ali naquele ambiente.

Pelas imagens, deu pra perceber que a Biblioteca tinha bastante usuários! Era até bom saber em que dia da semana aconteceu essa visita!

Acho bacana ver colegas bibliotecários compartilhando imagens de bibliotecas nas suas viagens pelo Brasil e outros países pois creio que assim motivamos outras pessoas a terem curiosidade por esses espaços. Sei porém, que esse tipo de turismo só acontece de forma satisfatória quando a organização permite fotografar, percorrer, conhecer, contudo infelizmente nem todas as bibliotecas se abrem pra isso!

Agradeço ao Cauê por oferecer as imagens e dados do seu texto, bem como aproveito para convidar outros colegas a contribuírem sobre suas vivências em visitas às bibliotecas, aqui no Caçadores de Bibliotecas.

Confira o texto completo do Cauê Araujo sobre a Biblioteca Nacional da China no BSF.