BORRACHALIOTECA E AS MICROPOLÍTICAS DE ACESSO À LEITURA

Acontece terça-feira, 21 de março de 2017, às 20h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, em Belo Horizonte,  um bate-papo com Túlio Damascena, idealizador da Borrachalioteca. Vou participar do bate-papo junto com a produtora cultural Dagmar Braga para refletirmos sobre micropolíticas de acesso à leitura numa perspectiva daquilo que nos conecta. Uma alegria falar sobre o trabalho do Túlio, que acompanho há anos. Confira mais sobre o evento no texto extraído do Facebook do Sesc Palladium:

....

As micropolíticas de acesso à #leitura serão temas de uma conversa sobre a Borrachalioteca, uma linda iniciativa de Túlio Damascena, idealizador e responsável. A conversa destacará a criação e desdobramentos da Borrachalioteca e ações de acesso à leitura, mapeando e reconhecendo quem são os agentes que estão por trás destas ações em prol da comunidade, e, as transformações constatadas.

O bate-papo contará com a presença de Soraia Magalhães, pesquisadora, escritora e bibliotecária responsável pelo blog Caçadores De Bibliotecas. O projeto Caçadores de Bibliotecas é um Blog dedicado a publicar dados sobre biblioteconomia, bibliotecas e espaços culturais (museus, teatros, arquivos), bem como iniciativas de incentivo à leitura e outros. O blog tem por objetivo a difusão e compartilhamento de saberes sobre lugares e ações que podem nos instigar a viver grandes descobertas. Até o momento, Soraia já visitou mais de 400 bibliotecas, em muitas cidades do Brasil e em 20 países. Nos últimos anos ela tem se dedicado a falar de leitura por lugares por onde passa. Atuando junto ao Instituto Ler para Crescer (inclusive em viagens de barco em comunidades ribeirinhas);

Para a mediação temos a participação da escritora, produtora cultural e responsável pelo Espaço Cultural Letras e Ponto, Dagmar Braga. Dagmar Braga é natural de Pitangui (MG) e reside em Belo Horizonte, onde se dedica à promoção de eventos culturais e Oficinas de Literatura. Criou e gerencia, desde 2006, o Espaço Cultural Letras e Ponto, onde acontecem encontros, exposições, palestras, saraus, debates, oficinas e degustações de peças artísticas - nos domínios da Literatura, da Música, do Teatro, do Cinema ou das Artes Plásticas.Organizou as antologias Noites de Terça (2007) e Oficina da Palavra (2011), com trabalhos desenvolvidos em oficinas. Tem textos publicados em antologias, jornais, revistas e sites literários. É autora dos livros de poemas Geometria da Paixão (Anome, 2008), finalista do Prêmio Jabuti, e Arqueologia (Patuá, 2016).

Dia 21/03, às 20h, no Teatro de Bolso do Palladium | Retirada de ingressos 30 minutos antes.