SEBRAE AMAZONAS - BIBLIOTECA

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas - Sebrae tem por missão "...promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional." Está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.

Possui uma rede de bibliotecas físicas, como a Biblioteca do Sebrae Amazonas (que compõe esse post) que atuam de forma a favorecer o acesso a informação sobre temas voltados para o campo do empreendedorismo.

No tocante ao Amazonas, o site do Sebrae local destaca que a Biblioteca possui:
...acervo riquíssimo contendo relatórios, diagnósticos, estudos setoriais, termos de referência, livros, artigos, teses e mais a coleção dos Casos de Sucesso é uma das principais fontes de informação que popula milhares de páginas das diferentes famílias de sites (momento, setor e UF) do Portal Sebrae.
Com espaço amplo e bem equipado a Biblioteca possui computadores com acesso à internet, área reservada para estudos e pesquisas e uma pequena sala para realização de atividades multimídia.

Quanto as publicações impressas os assuntos versam sobre as áreas de administração e gerência, com enfoque sobre empreendedorismo, marketing, tecnologia da informação, negócios, artesanato, turismo e outros.

O Sebrae atua de forma a "...estimular o surgimento e promover o desenvolvimento de empreendedores, micro e pequenas empresas e grupos organizados, possibilitando-lhes a permanência no mercado e auto sustentabilidade econômica e ambiental, buscando a melhoria contínua de processos e serviços oferecidos". Daí a importância da Instituição disponibilizar aos pequenos empresários informações técnicas sobre as áreas que dedicam suas atividades.

Visitei a Biblioteca do Sebrae/Am em 2011 e tive a oportunidade de conhecer a colega bibliotecária Tereza Maia que atua na Instituição há trinta anos. Teresa me apresentou dados sobre seu ambiente de trabalho e aproveitou para relembrar os primeiros anos de atuação nesta casa. Aproveito o ensejo para agradecer a atenção dispensada e espero que goste de rever esse momento por meio dessa postagem.

O sistema Sebrae possui também uma biblioteca online (Biblioteca Interativa Sebrae) que favorece acesso a documentação do tipo: diagnóstico, monografias e artigos relacionados ao tema micro e pequenas empresas.

Fotos: Soraia Magalhães