BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS - RIO DE JANEIRO


A Biblioteca Parque de Manguinhos foi inaugurada em abril de 2010 e é uma bem sucedida experiência inspirada nas bibliotecas colombianas que dão grande importância para os espaços de convivência, acessibilidade e serviços de qualidade, imprimindo um novo conceito aos ambientes que vão além do acesso aos livros.


Está localizada na zona norte do Rio de Janeiro e atende a 16 comunidades do Complexo de Manguinhos (formado por aproximadamente 100 mil habitantes). Em termos de espaço físico, a Biblioteca possui um ambiente confortável, visual bonito, bem iluminado, agradável e com excelente infraestrutura. Possui salão principal, salão de leitura, salas para cursos e estudos, espaço multimídia, ludoteca e a sala "Meu Bairro" para reuniões e fóruns comunitários.



O acervo da biblioteca é incrível. Uma porção de livros e DVD´s, aqueles que encontramos nas livrarias e que ficamos sempre sonhando comprar...a biblioteca oferece leitura em variados suportes, sendo possível percorrer as estantes livremente, acessar internet, assistir filmes, ouvir música, brincar, emprestar livros e filmes e ainda participar de variadas atividades culturais. 



Tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca de Manguinhos durante a realização do Bibliocamp, onde participei como convidada. O evento, me permitiu expor informações sobre a criação do Blog Caçadores de Bibliotecas e sobre a paixão por visitar bibliotecas e museus pelo mundo a fora. 



Minha filha Camila Magalhães e a amiga Karine Joyce foram parceiras nessa aventura e o mais bacana da experiência foi a percepção do quanto esse modelo pode ser seguido por outras administrações públicas. Saímos da Biblioteca Parque de Manguinhos acreditando que ação, espaço e serviços tendem a promover não apenas a formação de muitos leitores como também a integração de comunidades.


Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184 – Benfica. Funciona de terça a domingo, de 10h às 20h.

Comentários

  1. É do tipo de biblioteca que dá vontade de passar umas férias lá dentro!! rs
    Adorei o trabalho da bibliotecária que fica na ludoteca com os meninos. Ela fala com tanta paixão do trabalho, é tão bonito!
    E olha que ela disse que atende cerca de 100 crianças por diaaaa!!! É menino demais.

    Um beijooo!

    ResponderExcluir
  2. A sensação é de uma BIBLIOTECA FELIZ!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer te conhecer Soraia, de verdade!

    ResponderExcluir
  4. Ohh, Teresa, um forte abraço e espero que tenhamos outras novas possibilidades de encontro em bibliotecas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário