CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL - RIO DE JANEIRO

O Centro Cultural Banco do Brasil (CBBD) é um belíssimo espaço, localizado na cidade do Rio de Janeiro que oferece arte, cultura e informação num enorme prédio histórico que permite conhecer além de objetos em exposição, o interior do que foi outrora uma agencia bancária.

O prédio, inaugurado em 1906 como sede da Associação Comercial, só nos anos 20 passou a pertencer ao Banco do Brasil. Foi em finais da década de 80 que foram iniciados os acertos para transformá-lo em centro cultural.

Estive no CBBD em dezembro de 2011 e pude conferir a exposição temática INDIA, que em 18 salas, apresentava cerca de 380 peças remontando elementos históricos e culturais. Desde o térreo já se podia observar a riqueza da exposição, com uma escultura do deus Ganesh e ao longo das diversas salas, outras tantas esculturas de deuses, símbolos, imagens, tecidos e roupas num colorido contagiante instigando a imaginação sobre o país.

Soube que o CCBB possui uma biblioteca, criada em 1931. Infelizmente não pude conhecer pois está passando por reformas, mas com base em informações colhidas, o espaço em "seus 2.200m² abrigam um salão de leitura para 100 pessoas, três salas para a coleção geral, uma sala de referências com enciclopédias e dicionários, uma sala de literatura infantojuvenil com mais de 2 mil títulos, uma sala de multimídia, além de salas especiais..."

Ao que parece, quando reaberta, deverá oferecer maior conforto e comodidade aos seus visitantes com novos serviços.

Uma visita ao CCBD é uma ótima pedida para quem está visitando o Rio de Janeiro e para os moradores dessa bela cidade, também!

P.S Hoje é natal e o Caçadores ganhou de presente algumas reformulações graças ao auxílio de Bernardo Bulcão que criou a logo e Camila Magalhães que está ajustando o design.

Fonte: BANCO DO BRASIL. Biblioteca. Disponível em: http://www.bb.com.br/portalbb
Foto da fachada: http://avenidadorock.blogspot.com/2011_03_01_archive.html