BIBLIOCAMP - EVENTO BIBLIOTECÁRIO EM MANGUINHOS

Aconteceu no dia 10 de dezembro de 2011, o Bibliocamp, evento realizado na Biblioteca Parque de Manguinhos, no Rio de Janeiro que teve como outros objetivos ser a primeira desconferência promovida por bibliotecários no Brasil.

O evento permitiu apresentação de temas de interesses bibliotecários já que apontava práticas de produtos, serviços e experiências. Foi inovador, descontraído e gerou o encontro de pessoas motivadas e envolvidas com a profissão.

Tive o privilégio de estar presente e pude contar sobre a minha paixão pelo prédio da Biblioteca Pública do Amazonas, o gosto por ambientes de bibliotecas, a experiência que vivi enquanto professora da disciplina Planejamento Bibliotecário, a criação do Caçadores de Bibliotecas e o sonho de conhecer as bibliotecas dos 62 municípios do Estado do Amazonas e por meio disso auxiliar no fortalecimento desses espaços em meu Estado.

O número de participantes era limitado e os temas estavam relacionadas a projetos, políticas públicas, serviços comunitários, pesquisas teóricas e lições de vidas vinculadas à bibliotecas e ambientes informacionais. O quadro abaixo aponta a ordem de programação:

As apresentações não deveriam exceder 15 minutos já que seriam filmadas para posteriormente serem compartilhadas em sites de vídeo como o Youtube. Ao final foram 15 apresentações em meio a 30 ouvintes, todos ocupando o mesmo espaço e num espaço realmente restrito.

Adorei ter participado desse primeiro Bibliocamp (sei que outros virão!). Foi muito especial ter estado na Biblioteca Parque de Manguinhos (logo farei postagem sobre o local). Aproveito o ensejo para agradecer ao Moreno Barros pelo convite, bem como parabenizar a todos os participantes por suas ações em prol de uma Biblioteconomia mais produtiva!