CAÇADORES DE BIBLIOTECAS - 13 ANOS

O Blog Caçadores de Bibliotecas está completando 13 anos de atividades e ainda que esse seja o primeiro post desse ano de 2023, outras atividades vinculadas a essa experiência continuam acontecendo, como essas imagens selecionadas para a celebração de aniversário que tem relação com o projeto "Tudo cabe num livro" ou mesmo, as visitas as cidades e bibliotecas que são apresentadas no Instagram.

Hoje passei todo o dia dedicada a criar esse cenário, que trás uma estante com meus livros, minha tese doutoral, minha dissertação de mestrado, meus livros infantis, fotos com meu querido Peter Janzon, além de outras imagens significativas que remetem a momentos que marcaram esses anos. Eu quis me dar esse presente.

Sempre gostei de miniaturas ou objetos relacionados ao tema leitura e essa fase de criação ocorreu de um período de cansaço e estresse. Mas tem surgido muitas peças bonitas e estou contente com a possibilidade de saber fazer essas coisas.

Voltando ao blog, geralmente quando penso no aniversário, gosto de lembrar do primeiro post, publicado em 11 de abril de 2010, na cidade de Manaus quando apresentei a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D' Oliveira, (hoje desativada). Na época atuava como professora substituta do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Amazonas.

Ao longo desses 13 anos, confesso que perdi as contas do total de bibliotecas visitadas, creio que passam de 600 e são bibliotecas em diferentes níveis de condição, tipologia e desempenho. Tenho muitas histórias para contar e parte se refere aos meus estudos que deram origem a tese "Bibliotecas invisíveis: sistemas, cidades e representações sociais de bibliotecas públicas no estado do Amazonas, Brasil". O estudo, recebeu prêmio extraordinário pela Universidade de Salamanca na Espanha e claro, que tenho muito orgulho disso.

Espero continuar tão motivada a realizar mais e mais ações em torno das viagens, bibliotecas, livros, leituras.

Parabéns, Parabéns Caçadores de Bibliotecas!!!

Foto: Soraia Magalhães