BIBLIOTECA INDÍGENA: Centro de Ciências e Saberes Karapãna


Em novembro de 2022, em minha estada em Manaus, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca do Centro de Ciências e Saberes Karapãna, localizada em uma área periférica da cidade de Manaus. 

No dia em que visitei esse espaço, doei meus livros infantis e, tendo em vista as comemorações do Dia Nacional do livro infantil (18 de abril) e a celebração do Dia dos Povos Indígenas (19 de abril), achei relevante retomar esse trabalho com imagens e informações sobre essa Biblioteca.


A visita foi muito especial pois pude dispor de uma visão do espaço onde estava instalada provisoriamente a biblioteca, mas também conhecer e ouvir à liderança indígena Maria Alice Karapãna que é a responsável pela articulação da biblioteca. 


Tenho enorme gratidão pelos entrelaçamentos de encontros e foi graças a dedicação aos estudos sobre bibliotecas que conheci a professora Fátima Souza, da Universidade Estadual do Amazonas, que vem desenvolvendo trabalho muito necessário e bonito voltado para o mapeamento das bibliotecas comunitárias no estado do Amazonas. 

A aproximação com Fátima ocorreu também por meio das indicações das professoras Paola Santana, do Departamento de Geografia da Ufam, da Carolina Brandão (Museu Amazônico) e da Bibliotecária Katty Anne Nunes. Fátima é dessas pessoas apaixonantes e desde o principio sentimos grande afinidade e foi em vista do desejo de realizar algo juntas que fui com ela e com a Graça Anselmo, conhecer a biblioteca do “Centro de Ciências e Saberes Karapãna”.


A Biblioteca está localizada na Comunidade Recanto Aldeia Yupirungá Karapãna-Tarumã Açu. Foi inaugurada no dia 29 de outubro de 2022, no mesmo ambiente onde está instalado o Centro de Ciências e Saberes Karapãna.



Sobre o Centro de Ciências e Saberes Karapãna é importante dizer que envolve um Museu vivo,  também ambiente de estudos da língua materna e conhecimentos tradicionais Tupãna Yupirungá, a  biblioteca e um berçário de plantas medicinais.

Quanto a biblioteca, ao longo da conversa, Maria Alice Karapãna deixou claro que o espaço era provisório e que estavam nos projetos futuros a construção de um lugar apropriado para a acomodação do público, das estantes, livros e mesas. 

Conforme se pode observar, do ponto de vista arquitetônico, o espaço museológico é marcante. 


Foi para mim uma alegria ver de perto o nascimento de uma biblioteca indígena e foi por isso que quis contribuir com essa ação, deixando ali exemplares de meus livros "Lia sempre lia", "Leo e seus amigos, os livrinhos" e "Ai! Sou apenas um livrinho". 

A biblioteca está em processo de formação e acredito que seria interessante o acompanhamento por parte do pessoal da área biblioteconômica da Universidade Federal do Amazonas. 

Fiquei muito grata com a oportunidade e aproveito para deixar meus agradecimentos a Fátima Souza e Graça Anselmo por me inserirem em suas ações.  

Para saber mais sobre essa e outras bibliotecas que visitei em minha estada em Manaus em novembro de 2022, assista aqui esse vídeo. 


***
*Escrevi esse texto em dezembro de 2022, mas passei por vários problemas e por isso optei por dar um tempo nesse trabalho. Recomecei. A vida é assim, precisamos nos ouvir, respirar, nos fortalecer e voltar.

Voltei!

Fotos: Soraia Magalhães, Fátima Souza e Graça Anselmo

Comentários

  1. Que maravilha essa experiência, que delícia de relato! Gratidão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário