SKANSEN, MUSEU A CÉU ABERTO E MEU VÍDEO 125 ANOS

Em 2016, fiz um vídeo que apresentava a minha admiração e carinho por Skansen, primeiro museu a céu aberto criado no mundo, mas precisamente em Estocolmo, Suécia. Naquele ano, o espaço completava 125 anos de atividades.

Eu havia visitado em 2012, 2014 e quando fiz o vídeo estava em Belo Horizonte, mas visitei o países novamente em 2016. Meu companheiro Peter Janzon havia me enviado um link falando das comemorações e apontando que era possível contar por meio de um vídeo o carinho pelo lugar.

Foi assim que me inspirei em reunir imagens de momentos felizes vividos no local e agora com a ativação de meu canal no Youtube, revisitei esse momento ao qual reproduzi um novo vídeo.

Além do vídeo, na época escrevi por que Skansen era especial para mim:
Conheci Skansen por meio das descrições feitas por Peter Janzon, no período em que nos encontramos pela primeira vez em Manaus, no Brasil. Peter havia me contado que o lugar reunia muito das tradições suecas e povoou minha imaginação contando sobre as casas originais trazidas de várias partes do país. O tempo passou e somente no verão de 2012 tive a oportunidade de conhecer Skansen e assim passei a ter mais entendimento e carinho pelas histórias que Peter me contava de sua infância, como por exemplo, sobre o dia em que seu pai o deixou em uma tenda sami e ele ficou quietinho, junto ao fogo e até dormiu. Ou quando brincava no labirinto. Quanto a mim, o que mais gosto de Skansen? De tudo, especialmente dos bailes folclóricos, das festas em Galejan, de Cantar Juntos. Adoro percorrer as trilhas e admirar as lindas vistas em meio à natureza preservada em todas as Estações. Não sei se essa carta vai ser lida, contudo quero expressar que aqui no Brasil, há um coração que tem lindas lembranças vividas em Skansen. Para o aniversário desse lugar querido, preparei um pequeno vídeo que traduz a alegria que Peter e eu vivemos nas diversas vezes em que estivemos ali.

É isso, tenho muitas histórias para contar...

Skansen, parabéns por seus 131 anos!!!