DEIXA EU TE CONTAR - CURSO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O curso Deixa eu te Contar, que desde outubro de 2020 está sendo realizado pela Universidade Estadual do Amazonas (em formato à distância), tem por objetivo "Promover a aprendizagem em torno da contação de história, como fenômeno cultural que capacita para desenvolvimento da criatividade e para o encantamento no modo de pensar o mundo de maneira mais sensível." (Informações obtidas no plano de curso).

Quando recebi o convite da Carolina Brandão (Coordenadora do curso) para participar das atividades, pensei primeiramente em declinar, em vista do montante de pendências que ainda envolvem a finalização da minha tese de doutorado, mas devo confessar que estou muito feliz por ter aceitado fazer parte dessa iniciativa, que envolve um time de apaixonadas e apaixonados por contar e ouvir histórias.

O curso demandou a preparação de artigos sobre vários temas, aos quais, juntamente com a Bibliotecária Katty Anne Nunes, podemos tratar sobre bibliotecas como espaços propícios a contação de histórias.

Também junto com a Carolina Brandão escrevemos sobre contos de assombração, onde pude apresentar elementos que compõe a produção literária de Selma Lagerlöf, primeira mulher a ganhar o Nobel de Literatura e que tem livros maravilhosos que podem instigar alguns sustos.

Nas imagens acima, momentos da live que tratou sobre contos de assombração onde, eu e Carolina Brandão (contadora de histórias de mão cheia) recebemos o escritor Samuel Medina (O guardião de Histórias), que além de apresentar suas experiências e visões sobre a natureza dos contos de assombração, também fez uma contação do livro de Selma Lagerlöf: O Anel dos Löwenskölds

*****

Por fim, ontem ocorreu a última atividade na qual tinha compromisso: uma live que reuniu 5 bibliotecárias e tirando problemas técnicos, como queda de energia elétrica, foi especial poder ouvir a Katty Anne Nunes (KUAU), a Pâmela Machado (Biblioteconto),a Tatyanne Christina (@Lendocomnicolas), bem como poder contar com a participação internacional da Gabi Antunes (Biblioteca Municipal do Fundão - Portugal).

O objetivo dessas linhas foi tão somente marcar o registro desses momentos que nos permitiram de alguma forma, estarmos próximos das pessoas e das coisas que nos motivam, como às bibliotecas, às histórias, os livros.

Aproveito para agradecer a confiança tanto por parte da Carol e Katty, também a atenção da Alexandra e de todos que embarcaram comigo nessa aventura.

O curso Deixa eu te contar está sendo realizado com a parceria do Museu Amazônico/UFAM, Secretaria de Cultura do Amazonas, SEMED, KUAU e também do Blog Caçadores de Bibliotecas.