BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS, PUDE VER DE PERTO

Após 3 anos longe de Manaus, finalmente pude regressar e ver de perto a fachada da Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, que teve seu edifício restaurado após ter passado mais de 8 anos fechado a espera de reformas.

Desde que a Biblioteca fechou as portas em 2011, publiquei diversos posts que apresentaram o descaso público não apenas reservado a esse patrimônio histórico cultural, como com a cultura leitora da cidade.

Mas finalmente as obras de restauração do edifício foram iniciadas em 2019 e em 2020 finalizadas, inclusive era para a Biblioteca ter sido reinaugurada em abril de 2020, mas devido a crise provocada pela Covid-19, não foi possível.

No momento em que realizava a visita, chovia e era difícil fotografar, mas por alguns minutos a chuva deu uma trégua e aproveitei para fazer essa imagem que abre o post. Apesar da brevidade do momento, foi possível observar a beleza do edifício e imaginar como poderá atrair muitos públicos. Gostei e desejo muito êxito para quem for gerir esse espaço.

Quanto ao antigo prédio alugado no largo, que recebeu por vários anos a Biblioteca Municipal, quis ver também como estava e percebi que agora recebe uma faixa alertado que o espaço está propício a negociações.

Espero com ansiedade a reinauguração dessa Biblioteca Pública Municipal de Manaus. Gostaria muito de estar presente.

Fotos: Soraia Magalhães