10 ANOS DO CAÇADORES DE BIBLIOTECAS

Para marcar as comemorações do aniversário de 10 anos do blog Caçadores de Bibliotecas, desde o início do mês de abril tenho postado nas redes sociais imagens e informações que trazem a tona um pouco da história desse trabalho, que teve inicio em 11 de abril de 2010, na cidade de Manaus.

A ideia para a criação do blog surgiu da atuação como professora substituta do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Amazonas, quando levei meus alunos para conhecer espaços de bibliotecas.

A proposta de apresentar em imagens esses ambientes já se expressava desde o primeiro post, quando visitamos a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D' Oliveira, (hoje desativada).

É importante avaliar a contribuição dos blogs na recuperação de contextos, como no caso das bibliotecas, as imagens do que foi a primeira biblioteca infantil em Manaus está contida em vários registros.

No decorrer dos anos, o Caçadores de Bibliotecas comentou sobre diversas tipologias de bibliotecas, em diferentes cidades e países bem como outros espaços culturais, haja vista reforçar o lema "Mais que caçadores de bibliotecas, sejamos caçadores de cultura". Nos dias atuais, porém, o enfoque está mais centrado para as bibliotecas públicas.

Em termos numéricos, o blog atingiu o total de 960 posts e 1.166.919 visualizações, isso sem contar as redes sociais. Nem todas as bibliotecas visitadas foram apresentadas, mas os registros desse trabalho passam de 600 bibliotecas, dos quais consegui postar 245 bibliotecas e o trabalho seguiu identificando museus, bibliotecários que fazem a diferença, denúncias de ambiente de bibliotecas em estado de abandono, bem como relatos de bibliotecários que também visitam bibliotecas e tantas coisas mais.

Não posso deixar de recordar as ações realizadas e apresentadas no Caçadores de Bibliotecas sobre o
Movimento Abre Biblioteca ocorrido em 2012, quando pedimos a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas. Foram mais de 70 textos e centenas de imagens veiculadas nas redes sociais que contribuíram para a reabertura de nossa Biblioteca Estadual.

Na montagem que ilustra esse post há uma série de momentos que foram significativo para esse trabalho. Estão ai as bibliotecas que mais amei conhecer, bem como, encontro com tantas pessoas especiais, infelizmente impossível colocar todas.

Para marcar os 10 anos do blog foi idealizada também uma parceria para a publicação do livro infantil Ai, Sou apenas um livrinho, com a Tuya Editora, proposta sensível que visa a reedição de "Lia sempre Lia", "Leo e seus amigos, os livrinhos" e outros,por meio da coleção TinTim .

É isso, quero tão somente agradecer a todos os que contribuíram para a reunião de informações aqui contidas e aos leitores do Brasil e de diferentes países que todos os dias acessam o Caçadores de Bibliotecas.

Meus agradecimentos especiais nessa data tão importante são todos para meu fiel escudeiro Peter Janzon por todo o apoio e carinho com que realiza comigo esse trabalho.

Desejo muitas conquistas aos Caçadores de Bibliotecas!

Montagem das imagens: Soraia Magalhães