SANTA RITA DO SAPUCAÍ - SITUAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade mineira com pouco mais de 40 mil habitantes, localizada cerca de 420 da capital do estado de Minas Gerais. A cidade tem sido referendada com o título de "Vale da Eletrônica", por abrigar várias instituições de ensino e empresas ligadas a área de tecnologia. Um elemento que chama a atenção é que tem sido comparada ao Vale do Silício, na Califórnia, aspecto que instigou ainda mais a curiosidade sobre sua biblioteca pública municipal.

Apesar de ser uma cidade antenada com a informação, poucos dados foram encontrados sobre a biblioteca municipal na Internet. Ao que parece, tem passado por vários endereços, um post publicado na página do Facebook da Prefeitura em 2016,  apontava que a Biblioteca Municipal “Professor Henrique Del Castillo”, estava localizada na Rua Capitão Vicente Ribeiro do Vale (conhecida como Rua do Queima). Os dias e horários de atendimento ao público eram de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Em visita ao município ocorrida no dia 30 de janeiro de 2020, ao buscar o espaço da biblioteca municipal, constatamos que não estava ativa, de acordo com informações obtidas com funcionários da prefeitura, a antiga casa onde funcionou a biblioteca havia sido atingida por forte chuva de granizo em outubro de 2019.

O material havia sido retirado e estava armazenado em uma espécie de garagem a espera das providências para instalação em novo endereço. Na imagem é possível perceber o estado de equipamentos e acervos.

Durante a estada no município, foi possível conversar com Janilton Prado, Secretário Municipal de Esportes Cultura Lazer e Turismo que nos assegurou que estava em negociação o aluguel de um espaço localizado próximo a praça e o Museu Municipal. Pela descrição dada, consiste em uma das casas onde tem amplo espaço na área térrea. Exatamente a casa verde de esquina que aparece na imagem abaixo.

Um dos argumentos do Secretário de Cultura era o desejo de aproximação da Biblioteca e o Museu Municipal!

Santa Rita do Sapucaí possui belas paisagens, casario preservado e clima acolhedor. A cidade se destaca por ter abrigado desde 1959, a Escola Técnica de Eletrônica "Francisco Moreira da Costa" considerada a primeira escola técnica eletrônica da América Latina, fundada por Sinhá Moreira.

A cidade, que tem crescido com os investimentos em tecnologia deveria dispor de uma biblioteca pública dinâmica à altura do status que envolve informação, inovação, cultura. Um bom ponto de partida é a criação de um prédio próprio para abrigar a biblioteca pública municipal.

Acho triste publicar informações dessa natureza, contudo são necessárias para instigar mudanças, deixo porém um pedido à Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí que me envie informações sobre a reinauguração de sua biblioteca pública, postarei com gosto aqui no Caçadores de Bibliotecas.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon