REABERTURA DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS, ABRIL DE 2020?

Com essa bonita imagem que apresenta os avanços das obras de restauração e reforma do prédio da Biblioteca Pública Municipal de Manaus, extraída de matéria publicada pelo D24AM, começo a contar os dias para a reabertura desses espaço.

De acordo com as informações publicadas, a Biblioteca Pública Municipal João Bosco Pantoja Evangelista tem sua reabertura prevista para abril de 2020, quase 9 anos depois de que foi fechada e teve seu acervo transferido para outro edifício na área central de Manaus

A notícia, é claro enche de expectativas qualquer apaixonado por bibliotecas, contudo confesso que não acredito que a reabertura ocorrerá nessa data, haja vista que além da finalização da obra física, há por trás todo um trabalho de reordenação, planejamento de serviços, treinamento de funcionários, entre outras coisas, afinal uma biblioteca pública vai muito além da ordenação de livros em estantes.

Gostaria de estar errada e que de fato o espaço seja reaberto na data prevista. Espero ainda que para além do suporte livro e aparatos tecnológicos, a Biblioteca seja revitalizada para se tornar ponto cultural ativo, oferecendo diversificados acervos e serviços para todos os públicos.

Fico no aguardo e desejo êxito para os colegas bibliotecários que estão trabalhando em prol do retorno dessa Biblioteca! Que seja significativo e que seja logo!

Foto: Felipe Falcão