CASA ENCANTADA, BOSQUE ALEMÃO - CURITIBA

Faz alguns dias que a querida Mary Komatsu Shinkado, que atua na biblioteca do Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, do Rio de Janeiro enviou uma contribuição para um post aqui no Caçadores de Bibliotecas. Trata-se de uma biblioteca muito bonitinha lá de Curitiba, no Paraná. Localizada no Bosque Alemão, o espaço foi inaugurado em março de 1996 e encanta crianças e adultos não só pelo aspecto visual, mas pela gama de serviços que envolve mediação de leitura, especialmente voltada para o público infantil. Mary, que já nos apresentou a Biblioteca do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro e a Biblioteca do Museu de Arte do Rio de Janeiro, agora nos favorece a possibilidade de conhecer por meio de suas imagens e impressões, mais essa biblioteca...

....

CASA ENCANTADA, BOSQUE ALEMÃO 

Por Mary Komatsu Shinkado



Em visita na cidade de Curitiba tive a grata surpresa em conhecer a Casa Encantada do Bosque Alemão. Conhecida também como a Casa da Bruxa, em alusão às bruxas contadoras de histórias que apresentam adaptações da obra dos irmãos Grimm, como João e Maria.


Lá conversei com duas bruxinhas muito simpáticas, a Bruxa Beth e a Bruxa Cidinha que apresentaram o espaço e as atividades que desenvolvem com as crianças. A Biblioteca possui acervo de livros destinado ao público infantil e também presta atendimento às escolas e comunidade em geral.



Todos os finais de semana, a Casa recebe uma escritora de literatura infantil que apresenta seus livros para os pequeninos.

A Casa possui um biblioteca muito charmosa com vários títulos de livros infantis. É também uma das quatro bibliotecas vinculadas a Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas.


As bruxas que me atenderam não são bibliotecárias, e sim professoras que realizam atividades de contação de histórias para as crianças. Elas ficam caraterizadas de bruxas e atuam durante o conto. 

As bibliotecárias da Prefeitura de Curitiba, segundo a Bruxa Beth, realizam a catalogação dos livros todas as segundas-feiras para manter o acervo organizado.

Funcionamento:

- Segunda-feira: expediente interno (organização e estudos).
- Terça-feira à Sexta-feira: das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Durante a semana, a Hora do Conto ocorre somente com agendamento escolar.
- Sábados, Domingos e feriados: das 09h00 às 17h00. 
Hora do Conto: às 11h00, 14h00 e 16h00.

Agendamento para escolas:
Telefone: (41) 3568-1087 ou e-mail: fsbosquealemao@sme.curitiba.pr.gov.br (de terça a sexta-feira).
Endereço: Rua Francisco Schaffer, 250 - Vista Alegre - Curitiba/PR 


Fotos: Mary Komatsu Shinkado

Comentários