MERCADO DE TABATINGA - TEM FEIRA DO LIVRO


Se chama Feira do Livro, a livraria (de livros novos e usados) do Professor Fred Spinoza localizada no interior do Mercado Municipal de Tabatinga, no Amazonas.


Fred Spinoza, que é professor da Universidade Estadual do Amazonas, além de livreiro, criou um espaço que reúne excelente material voltado para estudos e pesquisas sobre a Amazônia, com ênfase para publicações de editoras universitárias. 


O Mercado, dispõe claro, em seus corredores, da venda de frutas, verduras e diversos gêneros alimentícios, contudo, quem se interessa por livros e se depara com o box do Professorar Fred naquele ambiente, com certeza tende a se deliciar com os títulos e os bons preços dos produtos bibliográficos, além de sua simpatia.  


Apesar de ser um espaço pequeno, há uma pequena mesa com cadeiras reservadas para atividades com as crianças. Fred contou que quando começou o trabalho no mercado, buscou gerar meios para favorecer com atividades os filhos dos feirantes que ficavam por ali enquanto os pais realizavam seu ofício. 

O espaço é interessante e cheio de preciosidades, inclusive procurando em meio aos diversos livros, vi que haviam vários títulos com a temática indígena!


Tabatinga faz parte da tríplice fronteira, região que envolve o  Brasil, a Colômbia e o Peru. Com população de mais de 60 mil habitantes, Tabatinga não possui biblioteca pública, uma grande vergonha...

A passagem por Tabatinga e outras cidades tem sido significativa para os avanços nas minhas pesquisas sobre bibliotecas públicas no Amazonas. Não posso deixar de agradecer ao Professor José Ribamar Bessa Freire, do Taquiprati a indicação para que pudesse conhecer Fred Spinosa. Fred, que além de dispor de enorme simpatia e desprendimento para ajudar, possui excelente prosa e conhecimentos sobre a região. Figura rara!


Para fechar com mais alegria nosso encontro, encontrei em sua Feira de Livros, um exemplar de meu livro O transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálicos. Pensei que estava restrito à Manaus....

Por isso e por outras coisas deixo a dica, se estiver passando por Tabatinga, conheça a Feira de Livros do Mercado...lá é possível encontrar raridades!!!

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Muito bonito. Gostei da iniciativa em Tabatinga (AM). Sou daqui e não sabia disso.

    ResponderExcluir
  2. Notícias de Tabatinga (AM) acesse o Blog Bocas e Notícias www.bocasenoticias.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário