CINEMA FECHADO EM ITACOATIARA - AMAZONAS

Quando passei por Itacoatiara, no interior do Amazonas em 2012, a cidade dispunha do Cine Theatro Dib Barbosa, espaço com capacidade para receber até 200 pessoas. A área havia passado por reformas e estava bem cuidado. Naquela época, assisti inclusive um filme da Saga Crepúsculo no local, uma grande sorte por que havia teto mínimo que definia que só haveria sessão se houvesse pelo menos dez pessoas na plateia. Nesse dia haviam oito, mas o filme foi exibido.

Atualmente o espaço não está mais em atividade. Um negócio realizado por empresa familiar, ao que parece se rendeu diante das dificuldades de atrair públicos. Dos 30 municípios que conheci no Amazonas, Itacoatiara era o único que possuía espaço dessa natureza que funcionava em um casarão (que nos anos 50 também havia sido o cinema da cidade).

Me pergunto se a Secretaria de Cultura do Amazonas tem conhecimentos sobre essas perdas e por que não expande sua área de atuação além da cidade de Manaus?

Escrevo breve apenas para completar as informações deixadas em 2012, informações que podem ser observadas aqui

Fotos: Peter Janzon