SUBTE: BIBLIOTECA VIRTUAL - BUENOS AIRES

Comecei escrever esse pequeno texto ainda em Buenos Aires e, não deu tempo pra concluir, contudo apenas para destacar um serviço bacana de incentivo à leitura nas linhas do metrô, com a criação de uma biblioteca virtual!

Consiste em um serviço vinculado ao Ministerio de Modernización de la Ciudad, que oferece a possibilidade dos usuários baixarem gratuitamente mais de 200 títulos de livros para ler aproveitando as viagens nos transportes públicos, uma oportunidade que favorece melhorias do uso do tempo ocioso.

Buenos Aires é uma enorme cidade com muitas linhas de metrô e ônibus. Os serviços são integrados e para utilizá-los se faz-se necessário comprar um cartão adicionando valores de acordo com a quantidade de viagens que se vai realizar.

Entre as diversas linhas, há intervenções artísticas nas estações. Uma forma de aproximação entre artistas e o grande público. No site Buenos Aires Cidade encontramos a  seguinte explicação:
Las intervenciones artísticas realizadas in situ y los murales que emplazamos en las estaciones permiten a los artistas salir de los museos y las galerías para acercar su talento a millones de usuarios. ¿Te detuviste a admirarlas?
As imagens artísticas aqui apresentadas foram fotografadas durante o percurso em que seguíamos para conhecer a Biblioteca Nacional da República Argentina.

Exatamente nesse dia, houve paralisação dos transportes por ônibus e metrô durante o horário da manhã, com normalização a partir das 12 horas (são os trabalhadores lutando por seus salários), foi tranquilo porém quando fizemos a viagem, pois já passava da 1 hora da tarde.

Nessa breve passagem, deu apenas para conhecer alguns pontos icônicos da capital Argentina, dentre as quais: a Livraria Ateneo, a Biblioteca Nacional, algumas livrarias de segunda mão, o Caminito e alguns poucos museus...mas deu também para observar o descontentamento de grande massa populacional que em passeada caminhava para a Praça de Maio reivindicando melhores condições de vida...

Gostamos muito dos serviços de transportes e fizemos questão de utilizar o metrô e ônibus e foi bom ver que as galerias do Metrô possuem WiFi gratuito! Para saber mais sobre o Metrô de Buenos Aires, acesse aqui.

Post dedicado a amiga Maria Ivanilde!

Fotos: Peter Janzon