ALASSIO – ITÁLIA - BIBLIOTECA PÚBLICA

Alassio é uma cidade Italiana que se destaca por suas paisagens naturais, casas e igrejas antigas bem preservadas, belas praias e boa estrutura turística.

A Biblioteca Pública de Alassio possui localização invejável, vi poucas cidades escolherem lugar tão privilegiado. Na imagem que abre esse post, o casarão de cor amarelo é o local onde está instalada a biblioteca. Edifício em frente ao mar, numa área por onde circula grande quantidade de moradores e visitantes.

No dia em que realizamos a visita, uma chuva torrencial caia por sobre toda a região da Ligúria (norte da Itália) e das janelas da biblioteca era possível observar a beleza assustadora do mar em meio a força da chuva e dos ventos.

Possivelmente, por causa da forte chuva, por volta das 13:30, do dia 24 de novembro de 2016, somente dois usuários utilizavam o ambiente da biblioteca para estudos.

Não havia profissional bibliotecário atuando no local e as duas jovens atendentes não souberam responder sobre demanda de serviços e números de usuários, pergunta que sempre fazemos, especialmente se a biblioteca está vazia, ou com muita movimentação.

Na seqüência de imagens é possível perceber as nuances de várias salas da biblioteca. Abaixo,  por exemplo, o setor de periódicos.

Efetivamente é uma biblioteca com excelente estrutura. Bonitos espaços para leitura, alguns para uso individual; a maioria para uso coletivo. No setor de periódicos, se percebia que o acervo era atualizado, havia inclusive quatro jornais diários.

Com um amplo acervo de livros, chamava a atenção que grande maioria recebia uma espécie de capa plástica para proteção dos exemplares.

Do ponto de vista arquitetônico do edifício, gostei especialmente das paredes brancas e dos detalhes das portas em tons de amarelo vivo, que criam vitalidade aos ambientes com estantes azuis.

Acima, uma das partes da sala destinada ao público infantil. No dia em que fizemos essas imagens não havia usuários, contudo, no sábado ....pudemos observar uma professora com um grupo de crianças realizando uma aula de Inglês.

É uma biblioteca com amplo acervo informatizado, bem como possui uma sala com computadores para acesso a Internet, sendo que para uso exclusivo dos usuários cadastrados. Para os visitantes, serviços de WiFi não está acessível...uma pena, tendo em vista que a cidade recebe muitos turistas...

O edifício possui quatro andares, dispõe de um auditório e um restaurante e está acessível por elevador.  Na imagem acima um detalhe da sala aonde se pode ouvir músicas.

A Biblioteca Cívica de Alassio é também conhecida por Biblioteca Sul Mare, o nome faz justiça ao lugar. Foi interessante conhecê-la, contudo gostaríamos de ter tido a oportunidade de falar com um profissional responsável por sua administração e assim saber um pouco mais das propostas culturais que o espaço oferece.

Gostei muito das cores das portas internas da Biblioteca Pública de Alassio, a cor amarela sempre evoca boas e instigantes lembranças, por isso encerro esse post com uma foto em um desses espaços.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon